Gilberto Gil será a grande atração da Festa Literária de Marechal Deodororo (Flimar)

A festa, que seguirá até o próximo sábado, terá apresentações literárias, shows artísticos, palestras, oficinas, mesas de discussões, desfiles de moda, feira de livro e artesanato, folclore e, claro, muita cultura.

Janaina Ribeiro, com Ascom da Flimar

Gilberto Gil será a grande atração da Festa Literária de Marechal Deodororo (Flimar)

Um evento para discutir literatura e que acontece em defesa da preservação do patrimônio histórico-cultural. Assim é a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) que, nesta quinta-feira (31), dá início à sua 10ª edição. Dentre os nomes de peso nos ramos das letras, do jornalismo, do entretenimento e da arquitetura e urbanismo, ela traz, agora em 2019, a participação especial do cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil, que será o grande homenageado da Flimar deste ano.

Patrimônio e Literatura” é o tema da Flimar 2019, que terá sua abertura oficial hoje, às 14h, no Claustro do Museu de Arte Sacra, no centro histórico da cidade de Marechal Deodoro. De forma geral, o evento vai discutir patrimônio histórico, material, imaterial ou natural, uma vez que esse mesmo grande patrimônio brasileiro permeia por diversos segmentos e significações.

Durante toda a festa, a proposta é discutir esses eixos temáticos com atividades que combinam apresentações literárias, shows artísticos, palestras, oficinas, mesas de discussões, desfiles de moda, feira de livro e artesanato, folclore e, claro, muita cultura.

E tudo isso estará sendo trabalhado em quatro tradicionais áreas: a Flimarzinha, espaço dedicado às crianças e adolescentes; a Área de Eventos, local onde acontecerão os shows artísticos; o Sarau, que contará com recitais de poemas, músicas e dança no Museu Casa de Marechal Deodoro; e a Área Literária, local de discussões das mesas e palestras.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, um entusiasta da festa, destacou a importância da Flimar no fomento e valorização da cultura e tradições do povo de Marechal. “A Flimar é de Marechal Deodoro, mas faltava inovação, e nós fomos buscar referências. Ela envolve música, cultura, artesanato e o sentimento de pertencimento dos deodorenses. E é esse um dos objetivos do evento: resgatar essa autoestima e o sentimento de pertencimento dos moradores aqui da nossa terra. A décima Flimar é para Alagoas, para o Brasil, mas especialmente para os deodorenses. Todos estão convidados. Divulguem e enalteçam esse evento que foi feito para cada um de vocês”, disse ele.

Gilberto Gil

A cada ano, a Festa Literária homenageia personagens com histórico importante no cenário nacional da cultura. Em 2019, a grande figura que vai ser celebrada na Flimar será Gilberto Gil, um dos cantores e compositores de maior consagração na vida da música brasileira. 

Em razão do currículo que possui, a homenagem a Gil dispensa comentários, entretanto, sua escolha também teve um propósito especial. Em 2006, a cidade de Marechal Deodoro foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional, contando com a presença e o todo o apoio de Gilberto Gil que, à época, ocupava o cargo de ministro da Cultura.

A palestra e o show de Gil serão o grande destaque da edição. E o bate-papo com ele terá o tema: “História e obras de Gilberto Gil”, na tarde desta quinta-feira, às 15h30, na Arena Literária. Já no palco, o artista baiano subirá na noite de sexta-feira (1/11), às 20h.

As demais atrações

Nas discussões das mesas e palestras, a Flimar trará personalidades como o jornalista e cronista brasileiro Nelson Mota; o jornalista, produtor musical e mentor do documentário “Faz Sol Lá Sim”, Claufe Rodrigues; o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Maceió, Antônio Muniz; os secretários de estado de Comunicação, Ênio Lins; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; assim como um time de arquitetos e especialistas nos eixos de discussões.

Na parte artística, a festa será embalada pelo show da banda Cordel do Fogo Encantado; Fernanda Guimarães e Rock Maracatu; Banda Cifrão; e a tradicional Roda de Samba com Kel Monalisa, que se tornou um dos grandes atrativos nas últimas edições. Já a parte cultural ficará marcada por um grande cortejo com bandas fanfarras; bandas de pífanos da terra; apresentações de pastoris; batalha de Hip Hop, entre outras manifestações culturais.

E, como de costume, a Flimarzinha atrairá o público infanto-juvenil com oficinas, batalhas musicais, brincadeiras, shows artísticos com bandas infantis, folguedos, entre outras atividades. Também será realizado o tradicional sarau literário, com apresentações culturais e recitações de poesias, voltando, nesta edição, a ser realizado no Museu-Casa de Marechal Deodoro.

A Festa Literária de Marechal Deodoro é uma realização da Prefeitura de Marechal Deodoro. Em 2019, o evento conta com o apoio do Governo de Alagoas, da Caixa Econômica Federal, do Sebrae, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Confira a programação geral da Flimar:

31/10 – QUINTA-FEIRA

CLAUSTRO DO MUSEU DE ARTE SACRA (Café Literário)

14:00 – Abertura Oficial Apresentação de dança da Escola Rosa da Fonseca Apresentação de Elvira Rebelo e Max Carvalho (Camerata Pró-Música de Alagoas)

ARENA LITERÁRIA

15:30 – PALESTRA: HISTÓRIA E OBRAS DE GILBERTO GIL.

GILBERTO GIL

ANA DE OLIVEIRA – escritora.

18:30 – MESA: MARECHAL DEODORO EM SEUS ÚLTIMOS 10 ANOS

MÁRCIO CAMPOS (Pernambuco) – Arquiteto. Trabalha com gerenciamento de projetos culturais; já atuou com projeto de restauro em Marechal Deodoro.

SANDRO GAMA – Arquiteto e Urbanista. Diretor de divisão técnica do IPHAN-AL.

GARDÊNIA NASCIMENTO – Arquiteta e Urbanista. Fiscal do IPHAN/AL em Marechal Deodoro.

FERNANDA GUEIROS – Arquiteta e Urbanista; Superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro.

JORGE HENRIQUE (MEDIADOR) – Gestor Ambiental; Arquiteto e Urbanista da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro.

FLIMARZINHA (PRAÇA)

13:00 – Palavra Em Canto – canções e musicais infantis

17:00 – Show do Grupo Musical Infantil

MUSEU CASA DE MARECHAL DEODORO

18:00 – Sarau Literário – Museu Casa de Marechal Deodoro

ÁREA DE EVENTOS (Rua Fechada // Adro do Complexo Franciscano)

18:30 – Cortejo de Fanfarras 19:00 – BANDA DE PÍFANOS – Esquenta Muié 19:30 – PASTORIL – Santa Maria Madalena 20:00 – Batalha de HIP HOP 22:00 – Show com a Banda Sifrão

01/11 – SEXTA-FEIRA

FLIMARZINHA (PRAÇA)

13:00 – Tarde de autógrafos – Exposição e lançamentos de produções literárias das escolas 17:00 – Bate papo com escritor de livro infantil MARIANE BIGIO.

ARENA LITERÁRIA

14:00 – MESA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

  • JOSEMARY FERRARE – arquiteta e urbanista; professora doutora em Preservação do Patrimônio Histórico da UFAL; coordenadora do Projeto de Educação Patrimonial da SCPPH.

  • GREICE LOPES – arquiteta e urbanista, consultora em Educação Patrimônio Imaterial no IPHAN/AL

  • THALIANNE LEAL – arquiteta e urbanista; fiscal do IPHAN/AL

  • SANDRO GAMA – arquiteto e urbanista; Diretor de Divisão Técnica do IPHAN-AL

  • MARTA HELENO (MEDIADORA) – arquiteta e urbanista da SCPPH

15:00 – MESA: PATRIMÔNIO RELIGIOSO NA QUATRO-CENTENÁRIA MARECHAL DEODORO

  • ANTÔNIO MUNIZ FERNANDES – Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Maceió

  • PADRE EDVAN BERNARDINO – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Centro Histórico, Marechal Deodoro

  • PADRE LUCIANO DUARTE – Reitor do Seminário São João XXIII (Complexo Franciscano de Marechal Deodoro) e Vice-reitor do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho

  • FREI FRANCINALDO LUSTOSA – Paróquia de São Pedro Pescador, Praia do Francês, Marechal Deodoro

  • JORGE HENRIQUE (Mediador) – Arquiteto e Urbanista da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro.

16:00 – PALESTRA:PRODUÇÃO MUSICAL E LITERÁRIA BRASILEIRA

  • NELSON MOTA – jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro.

  • CLAUFE RODRIGUES (MEDIADOR) – poeta, jornalista, produtor musical, compositor e mentor do documentário “Faz Sol Lá Sim”.

17:00 – PALESTRA: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

  • MÁRIO ALOÍSIO – arquiteto e urbanista, Superintendente do Iphan em Alagoas

18:00 – MESA: DESAFIOS DO PATRIMÔNIO X AUTENTICIDADE

  • LEONARDO BARCI CASTRIOTA – Professor pós-doutor da UFMG, Presidente do ICOMOS BRASIL

  • FLAVIANA BARRETO LIRA – Prof. Doutora em Planejamento Urbano da UnB

  • LÚCIA HIDAKA – Prof. Doutora em Desenvolvimento Urbano da UFAL

CAFÉ LITERÁRIO

 15:00 – MESA: SINGELEZA X LAÇOS

  • CERIZE FERRARI – publicitária; Assessora da Caixa Econômica; Professora universitária e parceira do Projeto “Laços”

  • JOSEMARY FERRARE – arquiteta e urbanista; professora doutora em Preservação do Patrimônio Histórico da UFAL; coordenadora do Projeto de Educação Patrimonial da SCPPH.

  • NATHÁLIA AMARAL – estilista e parceira do Projeto “Laços”

  • VIRGÍNIA CASADO – representante do Setor de Cultura da UNESCO.

  • FERNANDA GUEIROS (MEDIADORA) – arquiteta e urbanista; Superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro.

16:00 – DESFILE – Singeleza

17:00 – MESA: TURISMO E PATRIMÔNIO

  • VIRGINIA CASADO – Representante do Setor de Cultura da UNESCO

  • DANIELA VASCONCELOS – Gerente de Design e Artesanato da SEDETUR-AL

  • RAFAEL BRITO – Secretário da SEDETUR-AL

  • VICTOR ALVIN – Secretário Municipal de Turismo de Marechal Deodoro

  • GISELLE SEDETUR – arquiteta e urbanista, Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da SEDETUR-AL

18:00 – MESA: POESIA POPULAR E LITERATURA DE CORDEL

  • LIRINHA – compositor, poeta, escritor e cantor do Cordel do Fogo Encantado – PE

MUSEU CASA DE MARECHAL DEODORO

18:00 – Sarau Literário – Museu Casa de Marechal Deodoro

ÁREA DE EVENTOS (Rua Fechada // Adro do Complexo Franciscano)

 18:30 – CORTEJO com as Bandas de Pífanos

Palco Gilberto Gil – ADRO DO COMPLEXO FRANCISCANO

19:00 – PRÊMIO FLIMAR

20:00 – SHOW com Gilberto Gil

22:00 – Show com Fernanda Guimarães e Rock Maracatu.

02/11 – SÁBADO

 ARENA LITERÁRIA

 14:00 – MESA: ARQUEOLOGIA E ARQUITETURA

  • KARINA MIRANDA – arqueóloga, atuou em diversos projetos de arqueologia da cidade de Marechal Deodoro.

  • RUTE FERREIRA BARBOSA – arqueóloga, atuou em diversos projetos de arqueologia da cidade de Marechal Deodoro.

15:00 – MESA: PATRIMÔNIO IMATERIAL

  • HERMANO QUEIROZ – bacharel em Direito, professor universitário e mestre em Patrimônio Cultural, Diretor do Departamento Imaterial do IPHAN-BRASÍLIA.

  • RENATA CALHEIROS – Primeira-Dama do Estado de Alagoas e difusora do artesanato estadual.

  • RODRIGO AMBRÓSIO – arquiteto e design, Coordenador do Projeto de Sinalização Turística da SCPPH.

  • GREICE LOPES (MEDIADORA) – arquiteta e consultora em educação patrimônio imaterial no IPHAN/AL.

16:00 – PALESTRA COM OFICINA: ALAGOAS NA CARICATURA BRASILEIRA

  • ÊNIO LINS – Secretário de Comunicação do Estado de Alagoas

17:00 – PALESTRA: MEIO AMBIENTE E PATRIMÔNIO CULTURAL

  • HENRIQUE DANTAS – Professor Esp. Do SENAC-AL, Presidente da FENAGTUR – Federação Nacional dos Guias de Turismo.

VICTOR ALVIM (MEDIADOR) – Secretário Municipal de Turismo

18:00 – PALESTRA: TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL EM MARECHAL DEODORO

CAFÉ LITERÁRIO

14:00 – 17:00 SEDETUR: IDEALIZE 18:00 – PALESTRA: Patrimônio Natural (MEIO AMBIENTE)

FLIMARZINHA (PRAÇA)

 14:00 – FESTIVAL HIP HOP (Apresentações resultantes de oficinas de Hip Hop nas escolas)

16:00 – ENCERRAMENTO: DJ

MUSEU CASA DE MARECHAL DEODORO

18:00 – Sarau Literário – Museu Casa de Marechal Deodoro

CENTRO HISTÓRICO

18:00 a 20:00 – APRESENTAÇÕES CULTURAIS (RUA FECHADA)

Palco Gilberto Gil – ADRO DO COMPLEXO FRANCISCANO

20:00 – SHOW com CORDEL DO FOGO ENCANTADO

RUA FECHADA – 22:00 – SAMBA com KEL MONALISA

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral
Tem, Tem, Tem Abril Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral

Agenda