Giro de Profissões: 2 mil alunos de Maceió aprendem sobre acesso ao Ensino Superior

Evento nacional foi realizado pela Faculdade Pitágoras com escolas públicas e privadas da capital

Giro de Profissões: 2 mil alunos de Maceió aprendem sobre acesso ao Ensino Superior

Em uma iniciativa pioneira no estado, a Faculdade Pitágoras de Maceió abriu suas portas para cerca de 2 mil alunos concluintes do Ensino Médio nas redes pública e privada da capital. Por meio do evento nacional denominado Giro de Profissões, que ocorreu ao longo do último dia 09 de outubro, os estudantes tiveram acesso a palestras e experimentos relativos às três grandes áreas do conhecimento, além de testes vocacionais e informações sobre financiamentos estudantis. Essa foi a 3ª edição do projeto em Alagoas.

“Pode-se entender esse evento como diferenciado porque ele visa não só esclarecer dúvidas sobre carreira, mas mostrar caminhos e oportunidades para o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Além disso, a Pitágoras se responsabilizou por buscar o aluno em sua escola e não apenas abrir as portas, visando garantir que todos tenham acesso, sobretudo alunos de escolas públicas, ao universo da educação especializada”, destacou a diretora da Faculdade Pitágoras de Maceió, Odília Moliterni.

Outro ponto destacado pela diretora foi o portal girodeprofissoes.com.br, criado especialmente para o evento. De acordo com ela, a plataforma disponibiliza, além de informações sobre as profissões e a visão atual do mercado, testes vocacionais online, videoaulas e muitas outras ferramentas. “Essa é uma forma de o aluno ter acesso a informações importantes para esse momento de decisão o ano inteiro”, pontua.

No total, participaram 45 escolas de vários bairros da capital alagoana, sendo 14 da rede pública. Ronaldo Moisés, de 17 anos, considerou a experiência interessante. “Procurei focar nas áreas que despertam o meu interesse, como é o caso do Marketing. Antes eu imaginava esse curso como separado da Publicidade e Propaganda, mas agora vejo que existem muitas ramificações entre um e outro”, opinou o estudante, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na escola estadual Rosalvo Ribeiro.

Durante a ação, as salas de aula foram transformadas em “vitrines” dos cursos superiores e tecnológicos ofertados pela faculdade, como Administração, Marketing, Gestão Financeira e as engenharias Civil, de Produção e Mecânica. Os laboratórios da instituição também permaneceram abertos, oportunizando a realização de experimentos pelos estudantes, sempre acompanhados por docentes das disciplinas.

“Eventos como esse são ótimos métodos para nos ajudarem a escolher ou reforçar o que queremos ser profissionalmente, ou até mesmo para conhecer melhor outras áreas do conhecimento, que anteriormente não nos despertava interesse algum”, considerou a estudante Semiramis Nobre, de 18 anos, concluinte na escola estadual Princesa Isabel.

A coordenadora pedagógica da escola também estadual Eunice de Lemos Campos, Tânia Lessa, enfatizou esse despertar dos alunos. “Na rede pública, é comum se pensar que o ingresso no Ensino Superior é algo distante. Desde que começamos a participar do evento, percebemos a adesão deles a esse universo”, relatou.


Vestibular

No próximo dia 19, às 14h, a Faculdade Pitágoras de Maceió realizará um vestibular especialmente voltado aos alunos participantes do Giro de Profissões, com a disponibilização de uma bolsa de estudos ao primeiro colocado na seleção.

“Ao longo da ação, o estudantes participaram de palestras sobre adesão ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e observaram a facilidade de acesso ao Ensino Superior atualmente no Brasil. O exame criado é mais uma forma de incentivá-los a buscar uma formação especializada”, concluiu Odília. 

O Giro de Profissões é um evento anual, que acontece em todas as unidades do Grupo Kroton, o maior grupo educacional do país.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda