Guarda Municipal recupera tapumes furtados da Praça Sinimbu
Ação aconteceu após denúncia feita pelo vereador Siderlane Mendonça
ASCO
Guardas Municipais de Maceió recuperaram uma grande quantidade de tapumes metálicos furtados que cercavam a Praça Sinimbu, em Maceió. A apreensão do material ocorreu na tarde desta terça-feira (18), após denúncia do vereador Siderlane Mendonça.
“Recebi essa informação de amigos ligados à segurança pública, que amam e zelam pela nossa capital. Como policial militar da reserva e parlamentar, exerci meu dever legal de fiscalizar a veracidade dessa denúncia e constatamos que o material furtado, que deveria servir justamente para proteger a população, estava escondido de maneira organizada ao lado de um lava-jato, no Centro”, explicou.
Ainda segundo o parlamentar, após confirmar a denúncia na companhia de guardas municipais, ele acionou o secretário responsável pela Guarda, Eduardo Marinho, para apreender os tapumes, recolher o material e encaminhá-lo para a reinstalação.
“Ontem, a Guarda já prendeu três indivíduos que estavam desmontando e furtando esses equipamentos. Recuperamos uma parte desse material e, hoje, graças à denúncia do vereador Siderlane, conseguimos recuperar a outra parte do produto furtado para recolocar o material na praça, para que a obra possa continuar e o espaço seja devolvido à nossa população”, detalhou.
Cobrança
Na sessão ordinária desta terça-feira, o parlamentar usou a tribuna da Casa para cobrar agilidade na reforma dos equipamentos públicos da capital, a fim de evitar a depreciação do patrimônio público e contextos de insegurança para a população.
“Eu peço à Prefeitura que dê celeridade à reforma das praças, principalmente à Praça Sinimbu, que é referência na nossa cidade. Muitas vezes, o espaço é invadido por vários vândalos, por supostos movimentos, e as famílias, a população, não podem usufruir de um espaço de lazer e saúde que é delas. Fica aqui o meu apelo”, concluiu.
O caso
Um vídeo amplamente divulgado pela imprensa mostra o momento em que criminosos furtam placas metálicas utilizadas para o fechamento da Praça Sinimbu, que deve ser revitalizada pela Prefeitura de Maceió.
Após a divulgação do crime, o vereador Siderlane Mendonça tomou conhecimento do caso e conseguiu localizar o paradeiro do material furtado, agora recuperado pelo Município, mitigando as consequências do crime.
Em abril deste ano a Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou o projeto que altera o Código Penal para aumentar penas para os crimes de furto, roubo e receptação.
Segundo a Agência Senado com o texto aprovado a pena para furto passará de 1 a 4 anos para de 2 a 6 anos de reclusão. Se o furto atingir patrimônio público a pena será de 3 a 8 anos e, se houver uso de explosivo, de 5 a 12 anos. A pena para o crime de roubo passará de 4 a 10 anos para de 5 a 12 anos, que poderá aumentar se houver lesão corporal grave ou morte. Para o crime de receptação, a pena passará de 1 a 4 anos para pena de 2 a 6 anos.
