Hospital Universitário realiza programação para promoção da doação de leite humano
Ações alertam para a importância do aleitamento e da solidariedade das mães que amamentam
Assessoria de Comunicação - Ufal
Comemorado em 19 de maio, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano visa valorizar a amamentação e o ato de doar leite materno. O alimento é essencial para a sobrevivência de bebês prematuros e/ou com baixo peso, além de ajudar aquelas mães que têm dificuldades para amamentar, internados ou não.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade, especialmente mulheres lactantes, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, dia 19 de maio, ação educativa no hall de entrada do hospital. Será realizada ação de acolhimento e manejo da amamentação no banco de Leite, visita aos ambulatórios de pré natal e puericultura com palestras sobre a importância da doação do leite humano e orientação sobre amamentação, além de distribuição de material de sensibilização.
As ações serão direcionadas a pacientes, acompanhantes, colaboradores e à comunidade externa. De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano o evento visa informar, acolher e incentivar mais mulheres a doarem leite humano de forma segura.
“O objetivo principal do leite doado é nutrir e proteger recém-nascidos prematuros e de baixo peso principalmente aqueles internados em UTIs e UCIs neonatais, reduzindo assim os riscos de infecções e complicações, proporcionando a nutrição adequada a esses bebês que não podem ser alimentados pelas próprias mães. Sendo o leite doado padrão ouro para a alimentação dessas”, destacou Maristela Honório, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hupaa-Ufal.
A doação de leite humano é segura, gratuita e faz parte da rede de atenção neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer, a mulher precisa estar saudável, amamentando e ter leite excedente. A triagem é feita pela equipe do Banco de Leite do Hospital, que também orienta quanto à coleta e armazenamento corretos.
Doação que salva vidas
“Muitas mães acham que têm pouco leite para doar, mas mesmo pequenas quantidades alimentam e salvam vidas. O gesto é simples, mas o impacto é imenso”, explica a coordenadora do BLH.
Além da coleta, os BLHs atuam com suporte às mães que enfrentam dificuldades para amamentar, oferecendo orientação prática e emocional.
“Apoiar, acolher, orientar a educação e incentivar a doação do leite humano é um ato de empatia e amor. E os profissionais do banco de Leite Humano do HUPAA estão preparados para essa importante ação com responsabilidade e competência”, reforçou Maristela.
Sobre Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.