HUPAA recebe extensionistas para atuar no parque infantil do hospital

Os alunos vão realizar atividades com crianças que aguardam atendimento

Assessoria de Comunicação

HUPAA recebe extensionistas para atuar no parque infantil do hospital

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a contar com uma equipe de 34 estudantes extensionistas para atuar no parque infantil da unidade. O espaço é voltado para Hospitais de Crianças em atendimento em ambulatórios de pediatria.
Os voluntários, de cursos como pedagogia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, serviço social, biblioteconomia e nutrição, resultaram das atividades no último dia 12. Eles atuarão de segunda a sexta-feira com ações como contação de histórias, mediação de brincadeiras e prevenção de acidentes, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e lúdico para o público infantil.
A faz parte da expansão do projeto de extensão TECA (Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Brincar Livre no Contexto Hospitalar e Multidisciplinaridade), desenvolvido para promover ações lúdicas e fortalecer a Política de Humanização no hospital. A seleção dos extensionistas foi realizada por meio de formulário online, entrevistas e capacitação. Além das atividades no parque, os participantes terão reuniões mensais e treinamentos contínuos.
Para a psicóloga hospitalar Vanessa Ferry, a presença de estudantes beneficia tanto os pacientes quanto os futuros profissionais. “O hospital ganha ao manter o parquinho supervisionado, e os estudantes desenvolvem habilidades multiprofissionais e humanizadas, essenciais para o cuidado de crianças, inclusive com necessidades especiais”, afirmou.
Andrezza Nascimento, chefe do ambulatório onde está localizado o parquinho, destacou a importância do parquinho e da atuação dos extensionistas no contexto hospitalar. “Em um ambiente tão estigmatizado, oferecer um espaço de brincadeira é proporcionar afeto, acolhimento e inclusão. Isso também é terapia e tratamento para as crianças”, ressaltou.
O espaço também contará com ações pontuais do grupo voluntário “Anjos do HUPAA”, que realizará contações de histórias no local.
Sobre o Teca
Os extensionistas do parquinho infantil fazem parte de uma ampliação do projeto de extensão Teca (TECA – Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Brincar Livre no Contexto Hospitalar e Multidisciplinaridade), desenvolvido para promover a continuidade da execução do projeto Ludoterapia como Intervenção Multidisciplinar na Abordagem a Crianças, Adolescentes e Famílias Atendidas pela Unidade de Atenção à Criança e Adolescente (Uasca). A extensão atua na brinquedoteca da clínica pediátrica do HUPAA.
Sobre Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda