Instagram testa esconder número de likes, exibindo-os só ao autor das postagens

Em uma descrição de projeto, a rede social diz querer que os seus usuários se concentrassem mais no conteúdo que estão compartilhando e não em "quantos likes as postagens recebem".

Canal Tech / Por Se Hyeon Oh

Instagram testa esconder número de likes, exibindo-os só ao autor das postagens

Muitos influenciadores digitais que se fazem no Instagram por vezes acabam compartilhando fotos intencionalmente chamativas para conseguir o mair número possível de likes e, assim, melhorar seus números para conseguirem ainda mais visibilidade — o que, para muitos deles, se traduz em parcerias que rendem dinheiro. Vendo que essa cultura de corrida pelas curtidas está se tornando um problema, o Instagram parece estar planejando esconder o número de likes das postagens, exibindo-os apenas ao autor da publicação.

Em uma descrição de projeto, a rede social diz querer que os seus usuários se concentrassem mais no conteúdo que estão compartilhando e não em “quantos likes as postagens recebem”. Apesar de parecer uma modificação pequena, a omissão desse número pode evitar que pessoas procurem apenas pelas imagens de maior quantidade de curtidas, reduzindo o senso de competição dentro da plataforma. Além disso, isso pode incentivar os criadores a postarem produções mais autênticas no lugar de voltarem os seus esforços para a criação de conteúdos apelativos para chamar a atenção do público.

Esse plano de testes acabou sendo descoberto pela famosa especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong, por meio do código-fonte do Instagram para o sistema operacional Android, e conseguiu obter as capturas de tela que comprovam o planejamento.

Nessa imagem, é possível notar que, nas telas, nenhuma informação quanto à quantidade de curtidas recebidas é disponibilizadoaaos seguidores — apenas para o próprio dono do post — mas todos os outros fatores aparentam ser os mesmos que existem atualmente. Em uma conversa com o TechCrunch, um porta-voz da plataforma afirma que esse design é um protótipo interno que ainda não é visível para o público. Além disso, diz que a empresa está explorando formas de “reduzir a pressão no Instagram”.

Pelo visto, ainda não há planos para se ocultar as contagens de seguidores nos perfis de usuários, que também são uma medida de popularidade, mas também servem para diferenciar grandes criadores de conteúdo e avaliar seu valor para os profissionais de marketing.

Vale notar que esse tipo de mudança corresponde a uma crescente corrente de pensamento que considera as curtidas como fatores que podem ser prejudiciais à psique dos usuários. Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, afirmou ao TechCrunch em 2016 que fugir da pressão da contagem de likes foi um dos motivos para o lançamento dos Stories no Instagram.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda