Jornalista Márcio Anastácio receberá homenagem da Câmara de Vereadores do Rio

Alagoano receberá homenagem da vereadora Mônica Cunha na Associação Brasileira de Imprensa por atuação antirracista

Assessoria de Imprensa

Jornalista Márcio Anastácio receberá homenagem da Câmara de Vereadores do Rio

A vereadora Mônica Cunha, presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara de Vereadores do Rio, entregará uma Moção de Aplausos ao jornalista alagoano Márcio Anastácio, morador da cidade há sete anos. A cerimônia acontecerá na Associação Brasileira de Imprensa, nesta segunda-feira (27), às 18h. A homenagem é um reconhecimento pela atuação do comunicador por pautas em defesa da igualdade racial e Direitos Humanos.

Destacando na imprensa brasileira, através da agência de produção de conteúdo Tônica Mídia, pautas de combate ao Racismo, contra xenofobia, defesa da cultura nordestina e do espaço das mulheres na política, entre outras, Márcio Anastácio, formado pela Universidade Federal de Alagoas, já conquistou 9 prêmios de Jornalismo por reportagens especiais com foco nos Direitos Humanos e Sustentabilidade.

A homenagem se estenderá a outros comunicadores antirracistas, solidificando o compromisso da vereadora Mônica Cunha com a promoção da igualdade racial na área de comunicação.

A trajetória do jornalista inclui contribuições para a imagem midiática de diversas mulheres negras, coordenando mais de 10 campanhas políticas e dando visibilidade a nomes como Ivanete Silva, do Fórum de Mulheres de Duque de Caxias, Renata Souza, deputada estadual, Mônica Francisco, ex-deputada estadual e liderança de favela, Mari Reis, professora doutora de ensino inclusivo, Vanderleia Aguiar, diretora do Sepe, e outras ativistas e movimentos sociais.

Para Márcio, ser o homenageado na Associação Brasileira de Imprensa é uma honra, já que a instituição centenária é conhecida como a Casa do Jornalista. “É um presente e uma honra ser homenageado pela Mônica na ABI. Ela faz parte da minha trajetória profissional e eu faço parte da caminhada política dela. Quando cheguei ao Rio foram as mulheres negras que me acolheram. Eu continuarei entregando o meu melhor para todas essas amigas queridas que apoiam e fortalecem a minha caminhada”, disse Anastácio.

Mônica Cunha ressalta a importância de aliados no combate ao racismo e enfatiza a longa caminhada de Márcio ao lado das mulheres negras. “A Moção de Aplauso é concedida de coração pelo comprometimento desse nordestino arretado que caminha há tantos anos do nosso lado na luta antirracista”, disse a parlamentar.

O que é uma Moção de Aplauso?

A Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda