Jovens arquitetas criam projeto para casa cor alagoas inspirado no triathlon

O ambiente Cozinha com área de serviço e varanda Gourmet, criado pelas jovens arquitetas Amanda Vilela e Carol Couto, desenvolvido para a Casa Cor Alagoas 2015, foi inspirado no triathlon. Acompanhando de perto a rotina do triatleta alagoano Higo Melo, as arquitetas resolveram unir estética e funcionalidade, projetando uma cozinha com área de serviço e varanda gourmet […]

Jovens arquitetas criam projeto para casa cor alagoas inspirado no triathlon

O ambiente Cozinha com área de serviço e varanda Gourmet, criado pelas jovens arquitetas Amanda Vilela e Carol Couto, desenvolvido para a Casa Cor Alagoas 2015, foi inspirado no triathlon. Acompanhando de perto a rotina do triatleta alagoano Higo Melo, as arquitetas resolveram unir estética e funcionalidade, projetando uma cozinha com área de serviço e varanda gourmet do apartamento do jovem triatleta.

O ambiente de aproximadamente 43m² é todo revestido por um piso que semelha madeira, dando um aspecto de rusticidade e modernidade, ao mesmo tempo. Na cozinha, os armários superiores seguem uma nova linha de design, com portas altas de larguras variadas. O espaço da geladeira foi projetado para deixá-la embutida. A inovação proposta pelas arquitetas aparece também nas cores ousadas, como a Laca Azul Real e o MDF Rust, lançamento 2015 da loja Bartzen Premium Ambientes Planejados, trazendo uma linguagem jovem e moderna ao apartamento do triatleta, muito bem composta com a textura Stucco Veneziano da Ibratin na parede e no teto, transmitindo um efeito decorativo e marmorizado, porém, com um toque moderno e prático.

Já na área de serviço, as profissionais continuaram com a proposta de praticidade e funcionalidade, deixando o ambiente separado da cozinha através das portas de correr da marca Perlare em vidro Reflecta, fornecidos pela Bartzen Premium em Maceió e aproveitando da melhor forma o espaço utilizado, dando um toque de leveza ao projeto.

            O revestimento da Vitromani, conhecido como filetes de vidro, reveste a parede da área de serviço e parte da cozinha, dando a ideia de integração. Para dividir a cozinha da varanda, as arquitetas utilizaram os Papiros que são elementos vazados da Manufatti, também conhecidos como “cobogós”. Esses importantes na arquitetura por serem considerados sustentáveis, proporcionando iluminação e ventilação. Uma parede feita com Papiro causa efeito estético dando ideia de movimento com formas inusitadas. Estes são encontrados na loja Idear Home Design.

Destaque também para a bancada da varanda no modelo Keranium feito com produto Dekton, da loja Igramal, uma mistura sofisticada das matérias-primas que se utilizam para fabricar o vidro, a porcelana de última geração e superfícies de quartzo. Um lançamento de sucesso, já consolidado no mercado, e que faz parte do grupo Consentino. Um produto de alta qualidade e resistente ao calor, frio, riscos, raios uv, manchas e à abrasão. Para harmonizar com a tonalidade da bancada, foram escolhidos os tijolos de revestimento Nut Brown da Brick Studio, além dos móveis planejados na cor Laca Capuccino, lançamento 2015 da Bartzen Premium.

 

Composição do ambiente

Faz parte da composição do espaço a poltrona ACAÚ, inspirada nos corais e feita com cascalhos de mariscos de Sérgio Matos, designer mato-grossense que reside em Campina Grande, na Paraíba. A poltrona já esteve exposta na mostra em Milão – Itália, em 2015, na Casa Cor SP 2015, na galeria de artes também em São Paulo e agora é trazida com exclusividade para a Casa Cor Alagoas 2015. A poltrona já vem fazendo bastante sucesso e será capa da Revista Caras, em seu Anuário de Decoração 2015.

A peça SEU LUNGA do designer alagoano Rodrigo Ambrósio é uma homenagem ao personagem homônimo, divertido e impaciente que já faz parte do folclore nordestino. É uma mesa lateral feita de madeira pinus, jatobá, correia de couro e latão. O tapete de taboa, feito pelas mãos da artesã Ana Lúcia de Feliz Deserto – Alagoas, que faz parte do SEBRAE, também compõe o cenário.  Na varanda, destaque para a pintura tridimensional do artista alagoano Suel, totalmente integrada ao tema, interagindo com a Bike suspensa da loja Sllalom.

A alagoana Tilahpia Studio, de Layla Vilela e Tiago Ceroni, compõe o ambiente com a mesa de centro “RAÍZES”.   Criada através do desafio lançado pelas arquitetas Amanda Vilela e Carol Couto, o projeto foi inspirado no tema “Brasilidades” e personalizada para o apartamento do jovem triatleta. Em formato de pódio de premiação, “RAÍZES” apresentam três níveis diferentes, fazendo referência às modalidades do triathlon.

Também compõem o ambiente o sofá acolhedor da loja Tok&Stok e uma mesa na varanda gourmet, ambas próximas ao ar livre e do jardim vertical da Asacada Jardim Vertical, feito com a Árvore da Felicidade, compondo o ambiente e brincando com a ideia de plantinhas em rodas de bicicleta, fazendo o papel de quadros decorativos, inspirados pelas arquitetas. Além disso, o painel cortina da String Collection, uma linha da Coulisse exclusiva para Uniflex, dá um toque exclusivo ao ambiente. São painéis que proporcionam um movimento horizontal e é uma excelente solução para grandes espaços. Os painéis, quando recolhidos na lateral, apresentam um volume menor por serem estreitos e divididos em grandes partes. Uma cortina de efeito decorativo, que transmite modernidade ao ambiente filtrando delicadamente luz e privacidade, compondo a varanda com suas linhas vazadas, conhecidas também como “franjas” decoram ainda mais o ambiente.

O ambiente confortável e funcional destaca também os acessórios do Triathlon (natação, ciclismo e corrida) fornecidos pelas lojas Sllalom Bike e Poly Sport, dentre eles: capacete, óculos, roupas, toucas, tênis sapatilhas, bicicleta, squeezes (garrafinhas), assim como, os objetos de premiações como medalhas e troféus, que expostos ou guardados em seus devidos lugares completam a decoração. 

O triatleta, após suas maratonas, gosta de chegar em casa e ter um ambiente confortável para receber os amigos, fazer churrasco em sua inovada churrasqueira cooktop a carvão da LARGRILL e relaxar nas horas vagas. Portanto, o projeto de iluminação dispensa extravagância, destacando a modernidade e o aconchego do triatleta usando fitas de led e poucas luminárias, deixando o ambiente mais limpo e confortável.

No entanto, um triatleta exigente faz questão de buscar sempre a modernidade por onde passa. Por esse motivo, os eletrodomésticos da cozinha com varanda gourmet são de design italiano e trazem o que há de melhor em alta tecnologia. Produzidos pela Elettromec, são considerados um luxo gourmet. A ilha com cooktop embutido na mesa laqueada, assim como a coifa-luminária embutida no teto são as novidades do momento, assim como a TV embutida na porta de vidro da Perlare em parceria com a Bartzen Premium.

Para finalizar, o ambiente possui em todo seu perímetro, o rodapé Santa Luzia, da loja Multidoor. O produto é em Poliestireno Reciclado na cor branca, podendo ser pintado na cor que desejar.

Sobre as profissionais

Amanda Vilela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC. Atua nas diversas áreas de arquitetura e interiores. Além de desenvolver projetos residenciais e comerciais, também elabora projetos para eventos de pequeno, médio e grande porte, dentre eles, alguns dos maiores eventos de réveillon de Alagoas. Há sete anos na área, vem sempre se aprimorando e ampliando sua área de atuação. Hoje, a também empresária, divide seu tempo entre os projetos e a administração de sua loja de móveis planejados. A profissional experiente e dedicada acompanha seus projetos desde a criação até o final da execução da obra. Sempre em contato direto com seus clientes, personaliza seus projetos buscando sempre unir criatividade, conforto e funcionalidade às necessidades do cliente.

Carol Couto é graduada em Arquitetura e Urbanismo há sete anos. A profissional vem se destacando por sua versatilidade e crescimento profissional. Como empresária no ramo de móveis planejados, Carol Couto desenvolve projetos residenciais, comercias e de instituições públicas. Há quatro anos atua fortemente com móveis planejados e vem ampliando seus negócios. Encontrou na Casa Cor Alagoas a oportunidade de expandir seus conhecimentos na área de ambientação e ao mesmo tempo divulgar seu trabalho com móveis planejados. Apostando na sua criatividade e experiência cria projetos inovadores e versáteis, tornando real o sonho dos seus clientes.

Empresas/Parceiros

1.            Bartzen Premium – Móveis Planejados – (82)99922-4303 | (82)3022-0828

2.            Tok&Stok – Mobiliário, luminária de piso e decoração – (82)2123-8516

3.    Idear – Cobogó e revestimento cozinha com área de serviço – (82)3317-9241

4.    LARGRILL – Churrasqueira cooktop e coifa da mesma – (11)5051-7904

5.    Elettromec – Forno, cooktop, coifa de teto – (81)98808-2706| (82)99672-2323

6.    Igramal – Bancada Dekton – (82)3359-1314 | (82)9918-3893

7.    Eletroluz – Led e luminárias – (82)3522-2913

8.    Multidoor – Rodapé – (82)2126-8000

9.    Uniflex Maceió – Cortina Painel – (82)3327-3131

10.   At3 construtora – Gesso e Mão de obra – (82)99806-7304

11.   Sllalom Bike – Material de ciclismo – (82)3357-7130

12.   Poly Sport – Material esportivo – (82)3327-0146 | (82)3311-9990

13.  Ibratin – Tintas e Texturas – (82)3355-7441

14.  Serv Frio – Split – (82)3357-4256

15.  Aquiteto – Decoração – (82)3338-2151 | (82)99981-7702

16.  Envidraçamentos e Cia – vidros – (82)98853-2085

17.  Brick Studio – Revestimento Tijolo – (79)9115-2345

18.  Suel – Artista – Pintura e grafismo – (82)99307-4827

19.  Ana Lúcia – Artesã SEBRAE – Tapete de taboa – (82)99152-2566

20.  Robson Vieira – Mão de obra em geral – (82)99332-3269 | (82)98702-3511

21.  Casa Forte – Argamassa e rejunte – (82)98884-8562

22.  Asacada – Jardim vertical – (82)3327-1290 | (82)99924-4043

23.  Deca – Torneiras e cuba Multiuso – (11)3088-2744

     24. Sérgio Matos – Designer – Poltrona – (83)3066-4390 | (83)9920-31166

     25. Ambrósio – Designer – Mesinha lateral – (82)3022-0828

     26. Tilapia Studio – Mesa de centro – (82)99403-1041 | (82)3022-0828

     27. Home Digital – A-5 B&W (som) – (82)3311-9838

   28. Fábio André Vieira – Projeto elétrico – (82)99665-0890

   29. Alumínia & PVC Brasil – Porta de correr vidro com alumínio – (82)3320-6669

   30. Elizabeth Porcelanato – Piso porcelanato – (82) 99115-8878

   31. Buarque Representações – Forno, cooktop, coifa de teto– (82) 99672-2323

   32. Igor Couto – Fotografia– (82) 99600-8185

   33. Timemotion Films – Vídeo – (82) 99600-8185

   34. Zé Carlos Carpinteiro – Mesa rústica laqueada– (82) 99610-2784 | (82) 3033-4185

   35. Conceitual Home & Design – Almofadas estampadas – (82) 99935-3013

36. Arquiprojeto – Adesivo dos splits – (82) 3241-8443

 

Sobre a CASA COR

A criação da mostra surgiu quando a brasileira Yolanda Figueiredo e a argentina Angélica Rueda, durante uma viagem a Buenos Aires, se encontraram com seus amigos Javier Campos Malbrán e Ernesto Del Castilho, que fizeram a proposta de organizar um evento de decoração no Brasil. Casa Cor teve início no Brasil em 1987, com a realização da primeira edição em uma residência, no bairro do Jardim Europa, em São Paulo. Na ocasião, 22 ambientes foram decorados por 25 profissionais e visitados por sete mil pessoas. A partir daí, Casa Cor não parou mais de crescer e se tornou referência nacional e internacional de bom gosto, influenciando formadores de opinião e agregando valor às marcas as quais se associa.

Uma empresa do Grupo Abril de Comunicações, Casa Cor é hoje reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Os eventos Casa Cor contam sempre com o apoio das prefeituras e governos locais e já se tornaram oficiais nos calendários das cidades onde estão presentes, movimentando o mercado e proporcionando oportunidades para empresas e profissionais. Hoje Casa Cor está em 19 cidades no Brasil e em mais quatro países (Peru, Chile, Bolivia e Equador) cumprindo um calendário de janeiro a dezembro.

Em todas as suas edições, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas reinventam espaços modificando-os livremente, com o compromisso de criar um ambiente inovador, atraente, sustentável, tecnológico e de muito bom gosto. O resultado é um evento que possibilita aos visitantes a experiência única de desfrutar de novidades em decoração, design, artes, materiais, tecnologia e equipamentos de altíssimo nível, para que vivenciem um momento de sonho e bem estar. As inúmeras opções de compras e lazer integradas, tais como lojas, restaurantes, cafés, galerias, serviços e entretenimento para toda a família, permitiram à Casa Cor atrair um público visitante em volumes recordes.

Atualmente, Casa Cor possui 23 franquias, sendo 19 nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e quatro internacionais: Bolívia, Chile, Peru e Equador.

 

Serviço:
Casa Cor Alagoas 2015
De 9 de outubro a 29 de novembro, de terça a domingo, das 16 às 22 horas
Parque Shopping Maceió – 
Av. Comendador Gustavo Paiva, 5.945 Cruz das Almas
Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia), R$120,00 (passaporte para todos os dias)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda