Lê Pra Mim? em Maceió

Se conhecer uma história cheia de aventuras encanta muita gente, imagine quando esta é apresentada numa biblioteca completa e lida pelo seu artista preferido

Paula Nunes / Assessoria de Comunicação do Lê Pra Mim? em Maceió

Lê Pra Mim? em Maceió

O projeto que incentiva o prazer da leitura entre crianças chega na capital alagoana e terá leitores famosos como os atores Suzy Rego, Dhu Moraes e Fernando Vieira. Quem estiver na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos entre os dias 17 e 19 de outubro, poderá participar do Lê Pra Mim?, com livros de autores como Ruth Rocha, Ziraldo e Ilan Brenman.

Se conhecer uma história cheia de aventuras encanta muita gente, imagine quando esta é apresentada numa biblioteca completa e lida pelo seu artista preferido? Assim será o Lê Pra Mim?, projeto destinado a crianças de cinco a dez anos, que entre os dias 17 a 19 de outubro ocupa a Biblioteca Publica Estadual Graciliano Ramos com a presença dos atores de novela, como Suzy Rego, Dhu Moraes, Fernando Vieira, o medalhista olímpico da canoagem Pedro Henrique, as escritoras Isvânia Marques e Fátima Maia, as jornalistas Carolina Sanches e Thaíse Cavalcante, a diretora da Biblioteca Mira Dantas, a blogueira Thalita Oliveira, os atores Paulo Poeta, Chico de Assis, José Marcio Passos e Homero Cavalcante, entre outras personalidades de Alagoas. Serão quatro sessões na terça-feira, dia 17, às 9h, 10h, 15h e 16h. Na quarta e na quinta-feira, dias 18 e 19, em três horários, às 9h, 10h e 15h, totalizando dez encontros literários.

O acesso ao local é gratuito. Dentro da sala, estarão 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças. Cada apresentação terá um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva. Todos os encontros literários terão a participação de crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas, que se integraram ao público espontâneo.

Potencializar a experiência da literatura entre a criançada é o grande diferencial do projeto idealizado pela atriz Sônia de Paula e pelo produtor Marcelo Aouila, há sete anos. Em 21 edições, a atividade sociocultural já circulou por cidades como no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Juiz de Fora, Teresina, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luís e Belém.

“Em cada um desses encontros os artistas leem dois livros. Fazemos uma seleção de títulos que mesclam opiniões positivas da crítica especializada e com obras brasileiras que obtiveram sucesso comercial. Procuramos narrativas que divirtam, mas que também despertem as crianças para valores como ética, amizade e respeito. Além disso, escolhemos livros que discutam temas importantes e que provoquem a reflexão, como o bullying”, explica Aouila.

Obras como Marcelo, Marmelo Martelo, de Ruth Rocha, Menina Nina, de Ziraldo, João Boboca ou João Sabido, de Rosane Pamplona, Até as Princesas Soltam Pum, de Ilan Brenman, A História da Menina e O Medo da Menina, de Luciene Regina Paulino Tognetta, entre outras, são alguns dos livros selecionados que serão lidos pelos artistas.

A curadoria do Lê Pra Mim? leva em consideração narrativas que envolvam grupos. “É muito diferente ler para um filho antes de ele dormir e ler para um grupo de crianças. Nossa abordagem precisa causar impacto já que o livro concorre com televisão, computador, jogos do celular. É um grande desafio”, destaca o produtor.

Os saraus são abertos ao público e têm a participação de escolas públicas e instituições assistenciais. Quem estiver na biblioteca pode assistir as leituras dos livros no Lê Pra Mim“Os que acompanham alunos, filhos ou sobrinhos na atividade se sentem também inclinados a ler, a conhecer mais livros”, pontua Aouila.

Estimular o hábito da leitura é um grande desafio e com a presença de uma personalidade marcante, o momento é relembrado, vira uma referência. “Fomos incluindo elementos que só ampliaram esse alcance. Começamos com as almofadas-livro espalhadas no local. Na terceira edição já tínhamos intérprete de Libras. Mesmo as crianças que não precisam do recurso passam a compreender a importância desta ferramenta de comunicação”, avalia o produtor.

Mais de 19 mil crianças já estiveram no Lê Pra Mim? que envolveu 450 artistas e personalidades nas leituras, entre eles Wanessa Camargo, Daniel, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros.

A idealizadora Sônia de Paula lembra algumas passagens especiais dessa trajetória. “Levamos a atriz Fabiana Karla para fazer uma leitura numa instituição que atendia crianças que foram vítimas de abusos sexuais, no interior do Rio, era um público desafiador, mas que ao fim se envolveu com as histórias de uma maneira emocionante. Também temos alguns artistas que ficam ansiosos e nos perguntam: ‘será que as crianças vão gostar? ’”, garante Sônia.

Conheça mais: o projeto Lê Pra Mim? tem atividades registradas no blog: http://lepramim2010.blogspot.com.br

Serviço:

Projeto Lê Pra Mim? De 17 a 19 de outubro,

Terça-feira às 9h, 10h, 13h e 14h, quarta e quinta-feira às 9h, 10h e 13h.

Local: Biblioteca Publica Estadual Graciliano Ramos.

Classificação indicativa: livre. Entrada franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência).

Capacidade: 100 lugares – Libras em todos horários e acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.

Duração: 45min.

Patrocínio: BNDES

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda