Maceió recebe amanhã, a primeira edição do ARQ- Raízes Brasil

O evento será realizado na Sala Linda Mascarenhas, no Hotel Ritz Lagoa da Anta

Assessoria de Comunicação

Maceió recebe amanhã, a primeira edição do ARQ- Raízes Brasil

Com o tema “Arquitetura, Design e Artesanato: o Brasil pelo olhar de Janete Costa” – um dos maiores nomes do segmento que o país já teve. Segundo o arquiteto e designer Rodrigo Ambrósio, um dos idealizadores do evento, o objetivo do encontro é difundir o trabalho e a importância de Janete Costa e conta com a parceria do Núcleo Abraço – Arquitetura e Design.
“A influência da arquiteta pernambucana Janete Costa no seguimento criativo é imensa. Sua múltipla atuação, de norte à sul do Brasil, deixou um legado sensível que permanece vivo. Nosso objetivo é trazer mais olhares para o seu trabalho, tão importante para todos nós e para a história contemporânea do mundo”, diz Ambrosio.

Na programação, palestras, exibição de documentário e lançamento de livro com nomes já consagrados no país em diversos segmentos participam da 1º edição do ARQ / Raízes Brasil, como Adélia Borges, principal curadora e crítica de design brasileira. Além dela, grandes jornalistas como Regina Galvão e Simone Quintas, e os filhos de Janete – Mário Costa, Lúcia Costa e Roberta Borsoi.

O evento será realizado na Sala Linda Mascarenhas, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na capital alagoana, de forma gratuita para cerca de 150 convidados da área.

Durante o ARQ / Raízes Brasil, os participantes também conhecerão o mais novo empreendimento do Grupo Ritz: o primeiro Condo Hotel Boutique, em construção na Barra de São Miguel, litoral Sul de Alagoas. O projeto considerado de alto luxo é assinado pelos arquitetos Edalmo Lobo e Mário Santos Costa.

“Esse é um projeto que busca o diferencial, é especial em todos os detalhes, focado em oferecer uma nova experiência em arquitetura, arte e artesanato. Sou da escola Janete Costa, que considera um ato de amor saber receber. Minha mãe me ensinou muito sobre arquitetura e design e pensando nisso, foquei na paisagem, no clima agradável que a Barra proporciona”, conta Mário Costa – filho de Janete e que assina o projeto Ritz Barra de São Miguel.

>> SERVIÇO
Evento: ARQ / Raízes Brasil com o tema “Arquitetura, Design e Artesanato: o Brasil pelo olhar de Janete Costa”
Dia: 17/01/2023
Hora: 16
Local: Ritz Lagoa da Anta – Sala Linda Mascarenhas

>> PARTICIPANTES
Adélia Borges / Principal curadora e crítica de design no Brasil, foi diretora do Museu da Casa Brasileira, São Paulo.
Regina Galvão / Jornalista, curadora e consultora de conteúdo, já foi editora das revistas Casa Claudia e Casa Vogue.
Simone Quintas / Organizadora e curadora da Semana Criativa de Tiradentes, ex-diretora de redação Casa e Jardim.
Lúcia Costa / Galerista, curadora e idealizadora da Amparo 60, principal galeria contemporânea do norte-nordeste.
Mário Costa / Arquiteto e lighting designer, projetista responsável pelo master plan da Casa Cor Rio e Pernambuco.
Roberta Borsoi / Arquiteta, designer e curadora do Espaço Janete Costa, mostra que abre as edições da Fenearte.
Rodrigo Ambrosio / Artista e designer premiado no IF Design 2022, diretor criativo das reedições Janete Costa.

>> SOBRE JANETE COSTA
Nascida em Garanhuns, no interior do estado do Pernambuco no ano de 1932, foi criada em outra cidade pernambucana de forte reconhecimento nacional, Olinda. Faleceu em 2008.
Na década de 1950, muda-se para o Rio de Janeiro onde ingressa no curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) onde se forma no ano de 1961. Foi muito influenciada pelo artesanato e sua carreira pendeu para essa área cultural. No ano de 1992, foi curadora da exposição Viva o Povo Brasileiro realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).
Foi responsável pela curadoria de dezenas de exposições realizadas em museus e institutos como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Casa Brasileira (MCB), dentre outros. Foi responsável ainda por curadorias na França e na Inglaterra.
Tem uma vasta produção com mais de 3 mil projetos, entre edifícios públicos, hotéis e residências. Sempre buscando garantir a questão da humanidade e da brasilidade em torno de suas obras.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda