Mãe conquista fãs nas redes ao exibir rotina do filho com Down

Luiz Henrique faz sucesso na web e página tem 42,2 mil seguidores. Criança tem Síndrome de Down e cardiopatia.

Do G1 AC / Aline Nascimento

Mãe conquista fãs nas redes ao exibir rotina do filho com Down

O dia a dia do pequeno Luiz Henrique, de 1 ano e 6 meses, poderia ser comum como o de outras crianças, não fosse um detalhe. Luiz tem mais de 42 mil seguidores acompanhando as atividades dele diariamente no Instagram. São fotos e vídeos de looks descontraídos, de pratos coloridos das refeições e até a hora do banho é dividida com os fãs. Os registros são divulgados na página “Meu Lado Materno”.

Os registros do pequeno são compartilhados pela mãe Rafaela Monteiro, de 27 anos. Luiz Henrique tem Síndrome de Down e cardiopatia e surpreendeu a mãe logo aos quatro meses de vida. Em um vídeo, o pequeno ficou emocionado ao ouvir a mãe cantar uma música do Rei Roberto Carlos.

Luiz faz a festa durante o banho e momento é registrado pela mãe. Foto: Rafaela Monteiro/Arquivo pessoal

“Existe muitas mães perdidas, sem informação do que o filho precisa, outras diz que têm ‘dó’ de colocar o filho na fisioterapia, e aí a gente incentiva que quanto mais cedo melhor. Acabamos virando amigas. O bacana da página é sentir que tem pessoas que gostam do Luiz. Mostrar que ele é uma criança normal e pode fazer de tudo. Esse é o intuito da página”, falou.

Rafaela conta que, além de dividir o desenvolvimento do filho, a página foi criada também para trocar informações, com outras mães de crianças com Down.

A página antigamente era chamada de “MamãeRafa”, mas alguns seguidores achavam que  Rafa era o nome da criança e por isso a mãe resolveu mudar.

“Entendiam que era mamãe do Rafa ou então mamãe e Rafa. Todo dia tinha que ficar respondendo aos comentários. Eram vários por dia. Criei também uma página no Facebook porque algumas seguidoras dizem que as mães delas não têm Instagram e pediram”, explica.

O sucesso do pequeno Luiz é tanto que, segundo a mãe, algumas seguidoras contam que os filhos delas só comem assistindo aos vídeos da criança. Rafaela diz que nunca planeja um momento certo para tirar foto, exceto na hora da refeição da criança.

“Tem mãe que fala que o filho passou a comer brócolis porque o Luiz comeu ou que a criança escovou os dentes depois que viu o Luiz escovando. Acaba virando um estímulo também para as outras crianças. Se posto foto do look dele, as pessoas começam a pedir para postar todo dia. Se for da alimentação, querem fotos direto. Eles vão pedindo e faço”, afirma.

Luiz Henrique tem 1 ano e 6 meses. (Foto: Rafaela Monteiro/Arquivo pessoal)

São registros de Luiz brincando, fazendo bagunça no banho, comendo, viajando com a família e visitando o dentista ou a fisioterapia. Rafaela diz que mostrar o desenvolvimento do filho, que tem deficiência, é uma forma de provar que ele é uma criança que pode fazer qualquer coisa, assim como as demais.

“Agora que ele começou a ficar em pé, querem fotos das roupinhas. Nisso surgem muitos patrocínios também. Ele é muito fotogênico, não tenho problemas para fotográ-lo. Surgem do nada. Me perguntam se sou fotógrafa, mas não sou e só tenho um programa de photoshop no celular, que edito muito bem”, comemora.

Exposição
Rafaela conta ainda que a página ajudou algumas pessoas a falarem sobre parentes portadores da deficiência. A mãe revela que se surpreendeu com amigos próximos falando que tinham parentes com Down. Apesar do crescimento repentino da página, Rafaela conta que não imaginava que o filho faria tanto sucesso.

“Queria ter um nível de amizade e compartilhar experiências. Na época fiquei com medo, perdida e me perguntando se era necessário fazer isso, mas depois o Michel [marido] falou que eu não tinha noção do quanto fazia bem para outras famílias”, comenta.

A fama, entretanto, também trouxe um lado negativo. Rafaela diz que foi criado um perfil falso no Facebook com a foto de Luiz Henrique. Ela também revela que já foi acusada de estar expondo demais a criança ou de estar ganhando fama com as fotos do filho.

“Pedi para o pessoal denunciar a foto. Eu também denunciei e o Facebook excluiu. É o problema de ser uma pessoa pública. Já teve comentários questionando o porquê de fazer isso. Meio que dizendo que estava usando a imagem do Luiz em uma página. Se registro os momentos, é porque ele é protagonista da história. Tenho medo porque hoje a internet tem seu lado negativo também, mas acho que estou no caminho certo”, conclui.

Luiz tem mais de 42 mil seguidores acompanhando as atividades (Foto: Rafaela Monteiro/Arquivo pessoal)

 

 

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda