Maioria vota por condenar Lula a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem

Dois dos três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) decidiram votar pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex em julgamento realizado nesta quarta-fe.ira (24). Os dois confirmaram a sentença do juiz federal Sergio Moro, mas votaram por aumentar a pena imposta para 12 anos e um mês de prisão.

UOL / UOL

Maioria vota por condenar Lula a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem

Na primeira instância, Moro havia condenado o ex-presidente a nove anos e seis meses de prisão.O julgamento ainda não terminou pois falta o terceiro voto. Em tese, enquanto o julgamento não acabar, os desembargadores podem mudar seu voto. Por isso, a condenação de Lula ainda não está confirmada.

Só depois do último voto a pena final de Lula será calculada pelo TRF-4 e se saberá quais tipos de recursos poderão ser utilizados pela defesa do ex-presidente.

Segundo a votar, o presidente da Turma e revisor do processo na segunda instância, o desembargador Leandro Paulsen declarou que o “vínculo de causalidade é inequívoco” entre Lula e o esquema de corrupção na Petrobras. “Se está condenando [Lula] por crimes de corrupção concretos e específicos”, afirmou.

Ele seguiu o voto do relator Gebran Neto e condenou o petista por um crime de corrupção passiva e um crime de lavagem de dinheiro. A defesa de Lula afirma que Moro criou acusação e pediu nulidade do processo. Pré-candidatura Caso a 8ª Turma confirme a condenação do ex-presidente, Lula poderá ficar impedido de disputar a eleição presidencial, marcada para 7 de outubro, em função da Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente é pré-candidato do PT ao Planalto e lidera todas as pesquisas de intenção de voto. Uma decisão contrária a Lula também poderá levar o TRF-4 a ordenar a execução da pena de prisão.

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral
Tem, Tem, Tem Abril Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral

Agenda