Maratona UNICEF Samsung: estudantes criam app para aprender geografia e inglês com ajuda de animais nativos de quatro países

English Talkers, desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Alagoas, contribui no aprendizado de inglês com representantes lúdicos de nações que têm essa língua nativa

Assessoria de Comunicação

Maratona UNICEF Samsung: estudantes criam app para aprender geografia e inglês com ajuda de animais nativos de quatro países

 A Maratona UNICEF Samsung incentiva estudantes de todo o Brasil com projetos envolvendo educação e tecnologia. Na segunda edição, a iniciativa tem entre os finalistas o English Talkers, aplicativo criado por alunos do Instituto Federal de Alagoas, em Viçosa (AL), voltado ao ensino de geografia e inglês com a ajuda de animais nativos de África do Sul, Austrália, Estados Unidos e Inglaterra.

“Quando foi lançado o edital da Samsung para inscrições, os alunos me procuraram com a ideia de um aplicativo voltado para o ensino de inglês. Resolvemos incluir geografia, porque muitos não conhecem as culturas dos países. Desenvolvemos o aplicativo voltado às duas áreas”, explicou Emanuele Tuane Silva, professora responsável pelo projeto.

Deivid Nicolas de Assis Silva, Maria Eduarda Oliveira Santos, Sâmara Silva Miranda e Severino Tenório Cavalcante Júnior, todos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do curso técnico de Informática do instituto, criaram o English Talkers, utilizando aspectos geográficos dos países que têm inglês como língua principal para tornar o aplicativo mais atrativo. As atividades são apresentadas por animais que representam cada uma das nações, espalhadas em quatro continentes: uma raposa-vermelha fala da Inglaterra, na Europa, um gavião trata dos Estados Unidos, na América do Norte, um canguru ensina sobre a Austrália, na Oceania, e um hipopótamo encerra a experiência, na África do Sul.

Quando o aluno se cadastra, já aparecem os quatro países como opção, mas há um trajeto definido. A primeira fase da viagem é na Inglaterra, vindo na sequência Austrália, Estados Unidos e África do Sul. O usuário conversa com o animal de cada país por meio de troca de mensagens e são apresentados aspectos culturais como as principais cidades, esportes populares, números de habitantes, culinária tradicional e costumes.

A conversa é em português, mas com termos em inglês traduzidos simultaneamente para facilitar o aprendizado. Ao final de cada país, são feitas questões em inglês, e o aluno avança à medida que acertar no mínimo 70% delas. A comprovação de que passou de fase aparece com mapas e ciclos, inicialmente em preto e branco, se colorindo. Em cada um dos três ciclos, o estudante passa pelos quatro países envolvidos.

“O aplicativo é dividido em três ciclos, sendo que cada ciclo representa um trimestre do ensino de inglês no 1º ano do Ensino Médio. Muitos alunos da escola pública chegam a este período sabendo apenas algumas frases em inglês. Escolhemos animais nativos de cada um dos quatro países e é como se esses animais dessem aula de geografia, com a cultura do país, e de inglês, com exercícios envolvendo também gramática ao final de cada etapa”, disse Emanuele Tuane Silva, que ensina programação orientada a objetos e programação móvel no Instituto Federal de Alagoas.

Para a Samsung, é cada vez mais importante estimular ideias e iniciativas como o English Talkers. “A partir da visão global da área de Cidadania Corporativa, ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, acreditamos que as pessoas precisam do máximo de incentivo e estímulos para desenvolver habilidades e competências. E os aplicativos desenvolvidos na Maratona UNICEF Samsung trazem importante contribuição no ensino e aprendizagem dos estudantes”, frisa Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Além do English Talkers, mais 18 equipes participaram da fase final da Maratona UNICEF Samsung. Os grupos cumpriram as últimas etapas do programa com atividades online, tanto para o trabalho de mentoria quanto para as bancadas de avaliação. A versão final dos aplicativos foi publicada em 5 de junho e a cerimônia de encerramento está marcada para 24 de agosto.

Para baixar o English Talkers acesse:
Sobre a Maratona UNICEF Samsung
A Maratona UNICEF Samsung (http://maratonaunicefsamsung.org.br/) é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung. O programa foi desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI, e tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio. Na edição anterior, mais de 100 equipes se inscreveram e 31 foram selecionadas.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda