Memorial à República recebe exposição sobre folclore na próxima terça-feira (18)

Mostra será aberta na próxima terça-feira (18) e segue até o dia 31 de agosto

Memorial à República recebe exposição sobre folclore na próxima terça-feira (18)

O Memorial à República receberá neste mês de agosto a exposição “Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal”, que faz parte das comemorações alusivas ao mês do folclore e reúne a biografia do Mestre Egildo, do folclorista Pedro Teixeira e comemora os 30 anos da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal). A exposição será aberta na próxima terça-feira (18), às 16h, e segue até o dia 31 de agosto.  A abertura contará com apresentações artísticas.

 O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), homenageia e reconhece os talentos da cultura alagoana, com a mostra que apresenta manifestações populares tradicionais. Mestre Egildo Vieira seria reconhecido este ano como Patrimônio Vivo, mas faleceu, no último mês, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele tocava flauta e pífano. Viajou por todo o Brasil levando sua música. Nos seus últimos anos de vida, tornou-se diretor do Conservatório de Música de Piranhas e abrilhantou os eventos como maestro da banda da cidade.

 Pedro Teixeira foi educador,  folclorista e grande conhecedor da nossa cultura. Ele incentivou a criação de vários grupos de folguedos de Alagoas; escreveu hinos de vários municípios e escolas, como os de Chã Preta e Quebrangulo; e publicou vários livros, como “Folclore: música, dança e torneio”, “Advinhas”, “Pastoril” e “Adivinhações e Superstições”.

 A exposição também comemora três décadas da criação da Asfopal, a mais antiga associação de cultura popular em atividade de Alagoas, que reúne grupos de Guerreiro, Pastoril, Baianas, Banda de Pífanos, Maracatu, Taieira, entre outros. 

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, reconhecer nossos artistas e as entidades que preservam e propagam a nossa cultura é uma forma de resgatar e valorizar os nossos mestres que tanto se dedicaram às nossas tradições. “Alagoas é o Estado com maior número de folguedos registrados. Nossa missão é despertar o sentimento de pertencimento do alagoano às manifestações populares da nossa terra”, ressaltou.

 O Memorial à República funciona de terça à sexta-feira, das 9 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. As escolas e grupos turísticos podem agendar visitas por meio do telefone 3315-7869 ou pelo email [email protected].

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda