Meteoro é registrado rasgando o céu de Pernambuco

Fenômeno é comum, mas nem sempre pode ser identificado

Olhar Digital

Meteoro é registrado rasgando o céu de Pernambuco

Um grande meteoro de brilho intenso foi visto no céu do Sertão de Pernambuco, a cerca de 400 quilômetros da capital Recife, na noite desta quarta-feira (15). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno aconteceu às 18h59 (do horário de Brasília) e surgiu entre Carnaíba, Sertão de Pernambuco, e Princesa Isabel, Sertão da Paraíba.

Chamado de bólido, o fenômeno acontece quando um meteoro brilhante explode na atmosfera da Terra. “O objeto, o clarão que foi visto, foi com certeza um meteoro. Quando ele é muito brilhante, nós também chamamos de bólido. Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada. Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando”, explicou Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon.

Neste caso, após aparecer no céu de Pernambuco, o bólido seguiu na direção sudeste e desapareceu na região sul de Arcoverde, município que se localiza no Sertão pernambucano. Jaciara Costa, estudante que mora no município de Matureia, no Sertão da Paraíba, presenciou o fenômeno. “Eu estava na calçada e vi um clarão no céu, uma bola de fogo. Em seguida, escutei um barulho. Se não observasse direito, parecia um avião caindo. Foi bem rápido”, contou Costa.

Por ora, a Bramon ainda não sabe a órbita em que ocorreu o bólido ou a massa do meteoro. “No caso de ontem, a gente ainda não calculou o tamanho e a massa, mas acreditamos que tenha sido um pedaço de rocha de meio metro. E, pelas imagens, a gente acredita que alguns fragmentos dessa rocha tenham resistido à passagem atmosférica, chegando ao solo. Esses fragmentos nós chamamos de meteorito”, afirmou Zurita. As pesquisas acerca do fenômeno devem ser retomadas nesta quinta-feira (16).

Antônio Carlos, funcionário público e morador do município pernambucano de Sertânia, a 87 quilômetros de Carnaíba, relatou que “o barulho da explosão foi fora do normal, maior que um trovão”. Ainda de acordo com o funcionário público, ele e seu pai só descobriram que se tratava de um meteoro quando viram as notícias nas redes sociais.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda