Mutirão Dia E no HUPAA-Ufal amplia acesso a serviços do SUS com 167 atendimentos realizados
123 exames, 42 cirurgias e duas consultas aconteceram no HUPAA-Ufal, durante a iniciativa da Ebserh que aconteceu simultaneamente em todo o país
Unidade de Comunicação Regional 9 - UCR9
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu o mutirão do ‘Dia E – Ebserh em Ação’ com 167 atendimentos realizados ao público no último sábado (13). A iniciativa, feita em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), aconteceu simultaneamente nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho, esteve presente e destacou o papel dos Hospitais Universitários Federais no fortalecimento do SUS e na formação de profissionais de saúde. “Esse momento mostra a importância dos Hospitais Universitários e do SUS à população. Com o Ebserh em Ação, além dos procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, também temos o processo de formação. Aqui temos mais de 200 estudantes de diversas áreas, sejam residentes, graduandos ou voluntários de todos os cursos de projetos de extensão, para que a gente tenha uma formação cada vez mais qualificada”, declarou.
Atendimento especializado
Durante a ação, foram ofertados atendimentos nas especialidades de: coloproctologia (10), cirurgias gerais (8), de cabeça e pescoço (3), oncológicas (4), pequenas cirurgias (3), cirurgias pediátricas (4), oftalmológicas (6) e ginecológicas (4), assim como consultas (2), exames ginecológicos (15) e de imagem (48), coletas (30) e laudos de análises clínicas (30).
Esse número não inclui as 285 análises laboratoriais realizadas no dia, pois não foram atendimento direto ao público. Mesmo assim, foi bem maior do que o alcançado na primeira edição do mutirão de 2025, realizada em 05 de julho, quando totalizou 68 atendimentos. O resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos.
Segundo o superintendente do HUPAA-Ufal, Célio Rodrigues, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “É uma alegria imensa estarmos juntos a esse movimento nacional, principalmente porque alguns dos procedimentos só nós fazemos no país. Com o mutirão de hoje, já vamos conseguir zerar algumas filas e, sobretudo, atender aqueles pacientes que não podem esperar”, comemorou.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde.
É o caso de Antônia dos Santos Lima, de 64 anos, natural de Porto de Pedras, interior do estado, que procurou os serviços do HUPAA para realizar a cirurgia de catarata assim que passou a residir em Maceió. “Antes eu não enxergava nada, era só aquela nuvem escura. Operei o primeiro olho em julho, aqui mesmo no hospital. Gostei muito de operar aqui, os médicos e as enfermeiras me trataram muito bem. Hoje vim operar o segundo olho. Já estou conseguindo enxergar tudo com um; com os dois, vai ser melhor ainda”, relatou.
Para o chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico, enfermeiro Newton de Barros, atuar no mutirão foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. “A Ebserh vem fazendo história na saúde pública. A realização desses mutirões, por meio do SUS, é um esforço coletivo muito importante, tanto para os pacientes, que esperavam há meses pelos procedimentos e agora podem ter qualidade de vida, quanto para a formação acadêmica, cujo processo assistencial pode ser vivenciado na prática”, avaliou.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou 34.290 atendimentos em todo o país, o maior mutirão da história do SUS, superando os 12.464 da primeira edição deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.