Nise da Silveira terá espaço em sua homenagem em hospital de Maceió

Espaço será aberto por antropóloga que cuidou de Nise nos últimos dias de vida.

RC Assessoria

Nise da Silveira terá espaço em sua homenagem em hospital de Maceió

Foi em meados do século passado que a alagoana Nise da Silveira transformou o tratamento psiquiátrico no Brasil. Uma das primeiras mulheres a se formar em medicina no país, ela abominava o uso de mecanismos como choque nos pacientes e passou a tratá-los de forma livre, usando muitas vezes a pintura como maneira de cuidar da mente. O trabalho dela foi de tamanha grandeza, que ultrapassou os limites da psiquiatria, se estendendo para outras áreas da medicina, no tratamento do paciente como um todo. Com base nesse conceito, o Humanité Complexo Médico Hospitalar, que será inaugurado nos dias 27 e 28 de março, terá um espaço em homenagem a médica que tanto orgulha o estado de Alagoas.

Os pacientes internados na unidade não ficarão limitados aos leitos. Eles poderão sair para o espaço Nise da Silveira. É uma área externa ao hospital arborizada, com uma capela, paredes com pinturas em grafite, tudo para que o paciente sinta-se como se estivesse em casa, método usado por Nise no tratamento com seus pacientes.

O espaço será aberto pela antropóloga alagoana Luitgarde Borges. Moradora do Rio de Janeiro, dona Luit, de 74 anos, cuidou de Nise da Silveira nos seus últimos momentos de vida e escreveu diversas obras literárias sobre a psiquiatra. É uma das antropólogas mais respeitadas no Brasil e uma das poucas pessoas que falam sobre o trabalho de Nise com propriedade no assunto. Ela afirma sentir prazer em falar de Nise.

HUMANITÉ – O Humanité Complexo Médico Hospitalar será inaugurado em duas cerimônias: uma no dia 27 e outra 28 de março. A unidade, que está em processo de expansão, terá capacidade para mais de 200 internações por mês. São 38 leitos distribuídos em apartamentos, enfermarias, UTI e pronto atendimento 24 horas. E, ainda esse ano, com a conclusão da segunda etapa de obras, que deverá somar ao todo 60 leitos, terá estrutura para atender duas mil pessoas, todos os meses.

A unidade tem laboratório próprio, pronto para realizar até 250 exames por hora. E, além disso, os pacientes também contam com um Centro de Diagnósticos, no bairro Pinheiro, para diferentes tipos de exames como raio-x, ultrassonografia, mamografia, biópsia e, em breve, tomografia computadorizada. Poderão ser feitos mais de sete mil exames por mês. No mesmo local, poderão ser realizadas consultas médicas com os mais diferentes especialistas, como endocrinologista, geriatra e fisioterapeutas, por exemplo. Já as consultas especializadas em cardiologia poderão ser feitas na Prevencor.

Aproximadamente 15 operadoras de saúde serão atendidas. Além disso, o grupo Humanité firmou uma parceria com o Governo do Estado de Alagoas e vai atender os milhares de servidores do Plano de Saúde do IPASEAL, o Instituto de Assistência à Saúde do Estado de Alagoas.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda