O Mar Fala Por Mim

“Via líquida” por onde singraram as primeiras caravelas em busca de um novo mundo, o mar foi/é ainda o grande responsável pelas trocas que se fizeram/fazem entre as mais variadas culturas dos mais variados países, enquanto guardião dos sonhos emergentes e fiel depositário de saudades. Com concerto “O mar fala de mim”, Irina Costa propõe-se […]

O Mar Fala Por Mim

“Via líquida” por onde singraram as primeiras caravelas em busca de um novo mundo, o mar foi/é ainda o grande responsável pelas trocas que se fizeram/fazem entre as mais variadas culturas dos mais variados países, enquanto guardião dos sonhos emergentes e fiel depositário de saudades.

Com concerto “O mar fala de mim”, Irina Costa propõe-se cantar o mar. Não apenas o “mar português”, que o poeta Fernando Pessoa exaltou, mas o mar travessia que a trouxe de outro continente e a fez assentar a sua vida num chão brasileiro/nordestino, irrigado pelo mar que Dorival Caymmi e tantas outras vozes cantaram e cantam ainda, suas imagens encharcadas de alegrias e tristezas, que fazem do partir um eterno regressar.

O show em formato de concerto será algo nunca produzido em Alagoas com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, banda e part. especial do Coral do Cesmac, com quase 90 artistas, no dia 06 de agosto de 2015, quinta, às 20h, proporcionando ao público de Maceió uma noite única, fazendo chegar a todos, além do mar português, a também brasilidade/alagoanidade, lembrando os versos de Cecília Meireles: “Pus o meu sonho num navio/ e o navio em cima do mar”… Mas sem deixar o sonho naufragar! Pelo contrário, mostrá-lo cada vez mais real, mais vivo, mais intenso, através de sua voz realçada pela beleza e magia do mar Maceió.

Irina Costa cantará o mar que a trouxe de outras plagas e o mar que a acolheu em terras brasileiras. Cantará o mar de todos nós: que une, separa, que leva e traz, que abençoa e purifica.

E já que “navegar é preciso”, o Mar fala de Mim  convida o público para embarcar nessa viagem de música, poesia, sensações. Na bagagem, a música portuguesa, brasileira, angolana, alagoana… indo de Madredeus a Caetano Veloso, passando por Caymmi até chegar ao mestre Ennio Morricone.

Um show para ficar na memória e no coração. Porque o mar fala de Irina Costa, fala de ti, fala de nós.

 

“O Mar Fala de Mim” tem duração de 1h30min conta com:

Irina Costa – cantora

Willbert Fialho – Arranjos, direção musical e violões

Luiz Martins – Regente;

Jiuliano Gomes – piano,

Félix Baigon – contrabaixo acústico,

China Cunha – Percuteria

Orquestra Sinfônica da Ufal – sob a regência do maestro Luiz Martins.

NO MESMO DIA SERÁ HAVERÁ O PRÉ LANÇAMENTO DO DVD “O mar fala de mim”.

 

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e direção artística: Irina Costa

Arranjos e Direção Musical: Willbert Fialho

Maestro: Luiz Martins

Pesquisa fotográfica: Kadú Fonseca

Argumento e pesquisa: Gabriela Costa

Direção de palco: Arnaud Borges

Iluminação e protejo de luz : Edner Careca

Sonorização: Márcio Brebal

Cenário audiovisual: Alice Jardim

Design e arte gráfica: Nivaldo Vasconcelos/Estúdio Atroá

Bailarinas do Projeto Inaê- Ará Funfun Ómanjere: Lais Tavares e Flavia Pereira

Fotografia oficial (show): Mônica Guimarães

Figurino: Alina Amaral

Produção: Irina Costa – IRINAVEGAR e Mistureba Music (Patrícia Mess)

Direção geral de Produção: Irina Costa

 

 

Sobre Irina Costa

Irina Costa é portuguesa, nascida em Angola, em 1975. Chegou ao Brasil ainda criança. Mora desde então na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Formada em Direito e Psicologia; exercendo as funções de Analista Judiciário do Tribuna de Justiça de Alagoas.

Em 2002 rendeu-se à paixão pela música e fez a sua primeira apresentação pública, o show intitulado “Meu primeiro canto”, numa proposta de releitura do fado acompanhada por músicos brasileiros. Além de cantar as suas raízes tem-se dedicado também à música produzida pela terra que a acolheu e se constitui pedra fundamental da sua identidade híbrida.

Representou o BRASIL e ALAGOAS, duas vezes, no LUSAVOX (concurso da RTPi e das Comunidades Portuguesas pelo Mundo transmitido para mais de 141 países), VENCENDO a 2ª edição, escolhida pelo público, com a música “O Cravo e a Rosa” do cantor e compositor alagoano Sóstenes Lima. Na primeira edição, levou ao festival a música “Valsinha de Esquinas” do compositor e cantor alagoano Mácleim e, em razão do mesmo evento, foi convidada para o programa “Praça da Alegria” da RTP (Televisão Portuguesa).

Foi eleita três vezes consecutivas (2008 a 2010) pelo Prêmio Espia: duas como melhor cantora do ano e uma como melhor espetáculo musical do ano “Irinavegar”; em 2007.

Em novembro de 2013 apresentou-se em Macau no Venetian Theatre e no Clube Militar Português, em razão dos LusoTalentos 2013, com o Projeto INÉDITO Fado-GuZheng ao lado das Musicistas Sissy Zhou (GuZheng – França) e Andréa Teixeira (Piano – Brasil).

Em Abril de 2014, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros, apresentou-se em Paris e em Lyon, ao lado da Pianista Andréa Teixeira em razão das comemorações dos 40 anos do 25 de abril (Revolução dos Cravos).

Em maio de 2014, a convite da RTP, participou do Programa de TV “Portugal no Coração”.

Em Outubro de 2014, num projeto inédito em Maceió, estreou o espetáculo “O mar fala de mim” com banda, orquestra e coral, no Teatro Deodoro, com quase 50 músicos em palco.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda