O webdesign que se descobriu maquetista: conheça o trabalho em miniaturas de Tom Carvalho

Maquetes começaram a ser confeccionadas como hobby e, com o passar do tempo, ganharam até exposição num shopping de Maceió

Janaina Ribeiro

O webdesign que se descobriu maquetista: conheça o trabalho em miniaturas de Tom Carvalho

 

Quando o filme Deus é brasileiro 2 mostrar as imagens de parte de cidade em chamas, o Brasil inteiro poderá conferir bem de pertinho o talento do artista Tom Carvalho ganhar as telas de cinema. Numa maquete que reproduziu o cenário de uma rua pegando fogo, o alagoano não deixou os detalhes passarem em branco: estão lá a igreja, as casinhas, o calçamento em paralelepípedo e até as escadarias cercadas por plantas que aproximarão o telespectador da realidade. A produção cinematográfica está prevista para ir ao ar no segundo semestre, mas, Tom Carvalho já comemora o sucesso do seu trabalho.

Até três anos atrás, antes do mundo enfrentar a pandemia, Tom não sabia que tinha o dom do maquetismo. Quando a crise sanitária de emergência global se instalou, ele descobriu que estava com a Síndrome de Burnout – distúrbio emocional que provoca o esgotamento profissional e leva à exaustão extrema e ao estresse. Para além disso, sentiu a necessidade de equilibrar o tempo da filha Sofia que, sem aulas, passou a ficar bem mais horas ao celular e no vídeogame. “Com ela estava estudando remotamente, passava o dia todo em casa, então, fiquei me perguntando o que eu poderia fazer para preencher tanto tempo ocioso, e foi quando pensei: vou desenvolver miniaturas. Fui à rua para comprar algumas coisas, como cartolina, isopor, palitos de picolé, tintas e colas e cheguei de volta com tudo aquilo nas mãos. Expliquei à Sofia o que estava querendo confeccionar e ela foi super parceira na ideia. Nossa primeira maquete foi uma casinha do velho oeste”, contou.

Quando os dois mostraram à família e aos amigos a obra recém construída, os elogios vieram de todas as partes. “E isso foi um incentivo para que pudéssemos fazer novos projetos. Aos poucos, fomos criando outras maquetes e variando os temas. Eu tenho desde cenas urbanas que vemos nas cidades no dia a dia quanto cenários de música e de filmes de terror”, disse o fã de produções como Hora do Pesadelo, Massacre da Serra Elétrica, Invocação do Mal e Sexta-Feira 13.

Hora do Pesadelo - Freddy Krueger

Hora do Pesadelo – Freddy Krueger

Maquetes ganharam exposição

À medida que novas maquetes foram sendo construídas, o hobby começou a ganhar proporções que Tom jamais imaginou. E aquilo que, até então, era apenas uma diversão, precisou ser levado mais a sério para que a exposição “Filmes em Miniaturas” pudesse ser montada. Ao todo, foram 10 peças que retrataram cenas famosas ou produções cinematográficas que fizeram sucesso nas telonas.

A mostra conquistou tanto o público que, em vez de durar apenas uma semana – que era a previsão inicial, ficou quase um mês no Shopping Pátio. Quem passava por lá, em outubro do ano passado, pôde ver maquetes ligadas aos filmes Trem fantasma – Pague para entrar, reze para sair; Chernobyl; O Massacre da serra elétrica; Indiana Jones; Sexta-Feira 13; Lisbela e o Prisioneiro; Invocação do Mal – Anabelle; A Banca; e Hora do Pesadelo – Freddy Krueger.

Foram 10 peças expostas, no total. Para mim, foi um grande desafio e eu fiquei muito feliz com o resultado. A sensação de saber que as pessoas curtiram o teu trabalho é indescritível”, afirmou o webdesign.

Invocação do Mal – Anabelle

Deus é brasileiro 2

E foi durante essa exposição que a equipe de produção de Deus é brasileiro 2 descobriu o talento de Tom Carvalho. Ao passarem pela mostra, os produtores pediram o contato do artista e encomendaram uma maquete que retratava uma das cenas do filme. Tom só fez uma exigência: “Eu sou maquetista por hobby, então, tudo o que faço é na base de erros e acertos, de experimentos. Topei o trabalho, mas pedi que contratassem um arquiteto para eu pudesse ser mais fiel ao que o filme exigiria. E assim foi feito. Fomos até Piranhas para conhecer a rua e desenvolvemos a maquete exatamente igual a ela. O resultado agradou e, claro, eu também fiquei bem satisfeito com a aprovação dada pela equipe”, comentou.

E novos planos vem por aí. Tom já finalizou algumas maquetes que remetem a cenas urbanas das cidades. Algumas delas, inclusive, nem se veem mais, como uma locadora de fitas VHS. Além dela, há também um chaveiro, uma tabela de basquete, uma barraca de flores, um boteco e uma banquinha de jogo do bicho. Já estamos ansiosos para ver tudo isso exposto!

Cenário do filme Deus é brasileiro 2

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda