Oficina orienta entidades culturais sobre novos editais do Ministério da Cultura

Curso foi ministrado por representante do órgão federal e contou com presença da secretária da Cultura de Alagoas, Mellina Freitas

Oficina orienta entidades culturais sobre novos editais do Ministério da Cultura

Para mobilizar os pontos de cultura, entidades e coletivos culturais a participarem dos editais do programa Cultura Viva, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, realizou, nesta quarta-feira (29), na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, uma oficina de divulgação e orientação sobre três novos editais. O curso foi ministrado pelo representante do MinC, Nilton Valença, e contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

A oficina teve como objetivo explicar os editais, facilitar o processo de inscrições e mostrar as políticas públicas do MinC em diversos municípios do país.

Foram abordados os editais de Pontos de Mídia Livre, Cultura de Redes e Pontos de Cultura Indígena, lançados pelo MinC no dia 2 de julho,  que irão fomentar iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, com liberação de R$ 13,4 milhões para 210 iniciativas culturais.

De acordo com Nilton Valença, a oficina é uma maneira de incentivar as entidades culturais a participarem dos editais. “Os editais são importantes mecanismos de fomento e acesso à cultura. Essa mobilização com a Secretaria da Cultura de Alagoas tem sido bastante importante para a articulação e mobilização das pessoas que participaram da oficina”, comentou.

Para o coordenador da Associação Comercial de Maceió e do Ponto de Cultura Pequenos Músicos de Jaraguá Benedito Ramos, a orientação é importante para a compreensão dos editais.

“Você lê o edital e fica com dúvida a qual grupo você pertence, porque as ações culturais tendem a evoluir de tal forma que a gente imediatamente não tem como classificar, as coisas estão fluindo e cada vez encontram meios diferentes de atuar”, destacou.

A secretária Mellina Freitas também ressaltou o projeto de editais. “Os editais são importantes mecanismos para fomento e acesso à cultura. Esta gestão vem trabalhando para democratizar os espaços e os recursos”, concluiu.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda