Orquestra Filarmônica de Alagoas faz circuito de apresentações gratuitas em 3 cidades alagoanas

Feriado será celebrado na próxima quinta-feira (30)

Assessoria de comunicação / Paulo Canuto

Orquestra Filarmônica de Alagoas faz circuito de apresentações gratuitas em 3 cidades alagoanas

Música clássica é sinônimo de concertos grandiosos, em grandes teatros ou mesmo praças, o que é uma verdade, mas também que essas são apresentações caras, não é mesmo? Porém, a Orquestra Filarmônica vem para provar mais uma vez que não. Pois nos próximos dias 27, 28 e 29 de Novembro, a orquestra vai fazer um circuito de apresentações gratuitas por três cidades alagoanas,  27 em Penedo, 28 em Maceió e dia 29 é a vez da capital do agreste de Alagoas, Arapiraca, trazendo pela primeira vez no Estado o “Concerto de Aranjuez”, esse concerto faz parte da Série “Allegro”, que se dedica totalmente a música clássica..

A Orquestra Filarmônica de Alagoas tem como missão facilitar cada vez o acesso aos seus concertos, baixando o máximo possível os valores dos ingressos, aumentando a cota de meias-entradas e afins, visto que são altos os custos de produção de uma apresentação como essa. Agora, graças a Lei Federal de incentivo à cultura Lei Rouanet PRONAC 212268, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, vai poder realizar essa séries de concertos, não com ingressos a preços populares, mas sim gratuitos.

Lenivaldo Neto, presidente da cooperativa Filarmônica de Alagoas, conta da satisfação em poder ofertar esses concertos para a população, “é gratificante, por vários motivos; desde ofertar um concerto gratuito trazendo música de concerto para o grande público, como também ter o prazer de executar uma peça nunca apresentada em Alagoas (Concerto de Aranjuez) e é claro como músico a gente sempre sente que um concerto como esse deve ser apresentado para o máximo de público e poder fazer três sessões em cidades diferentes nos traz uma alegria imensa.

Todas as sessões, acontecerão às 19h, nas três cidades. Em Penedo, no dia 27, a sessão vai acontecer no Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto. Na Capital Alagoana, o concerto será apresentado na Praça Multieventos, na Orla de Pajuçara, já em Arapiraca, o “Concerto Clássico” desembarca na Praça de Canafístula. Em todas as sessões a orquestra vai contar com a participação mais que especial, como solista, do músico Mario Sales, e a promessa é de muita emoção.

Concertos didáticos

Além das apresentações para todo o público, o projeto também inclui mais 3 “Concertos Didáticos”, que serão voltados para escolas da rede pública. Nessas apresentações, além do tempo de duração ser menor, 40 minutos, a formação da orquestra também será menor, porque a ideia deste concerto é a interação com os alunos, como uma espécie de aula/concerto.

“Neste concerto didático, vamos levar a magia da música clássica para alunos de escolas públicas, já que esse é o foco deste ‘braço’ do projeto, mas também, caso tenha espaço o público em geral poderá assistir, lá apresentaremos as canções, falaremos do compositor, época de lançamento, também vamos apresentar os instrumentos da orquestra, tudo isso para trazer o máximo possível desses alunos para perto da orquestra”, destaca o maestro Luiz Martins.

Todos concertos didáticos, nas três cidades, vão acontecer sempre às 15h30, nesta segunda em Penedo será Centro de Convenções Comendador Zeca Teixeira, mesmo local do concerto da noite, em Maceió, no dia 27/11, no Teatro Deodoro e em Arapiraca, no dia 29/11, na Escola Domingo Lopes.

Filarmônica de Alagoas

A Orquestra Filarmônica de Alagoas é uma cooperativa de música que já existe a mais de sei anos, contando com séries como a já citada Allegro, Mundo e que engloba os espetáculos ‘Clássicos do Rock’, ‘Flashback 80’s’, ‘Trilhas Sonoras’, ‘Games e Animes’, ‘Nordeste Sinfônica’, ‘Série Câmara’ e em 2024 vai iniciar seu “braço” educacional, levando aulas de música para alunos do cepa.

A iniciativa de dar aula de música é para fomentar em jovens o gosto não só de ouvir, mas de tocar um instrumento e assim poder formar novos músicos de orquestra e quem sabe novas orquestras, já que a Filarmônica de Alagoas é a única, nesse formato, no estado inteiro.

“A música é transformadora, não tenho dúvidas e poder ofertar isso para os jovens e ver neles nascendo esse amor pela música e pela música clássica é incrível, eu gosto de pensar que se você oferecer um instrumento musical e uma arma, o jovem sempre vai escolher o instrumento e esse é o nosso objetivo, dar essa escolha”, completa o maestro.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda