Papel no Varal traz a ciência e tecnologia em forma de poesia

Após o recesso de inverno o Papel no Varal volta a pendurar poemas no Maikai Choparia, na noite da próxima terça, dia 14, véspera do dia do professor. O sarau será temático – os 100 poemas escolhidos têm relação com a ciência e a tecnologia – e trará a estreia do Duo Lumeeiro.   Sob o comando […]

Papel no Varal traz a ciência e tecnologia em forma de poesia

Após o recesso de inverno o Papel no Varal volta a pendurar poemas no Maikai Choparia, na noite da próxima terça, dia 14, véspera do dia do professor. O sarau será temático – os 100 poemas escolhidos têm relação com a ciência e a tecnologia – e trará a estreia do Duo Lumeeiro.

 

Sob o comando do poeta Ricardo Cabús, os presentes poderão subir ao palco para ler qualquer dos poemas do varal. Baudelaire, Wally Salomão e Vera Romariz estarão pendurados, bem como o português Eugénio de Andrade que traz os versos:

 

Toda a ciência está aqui,

na maneira como esta mulher

dos arredores de Cantão

ou dos campos de Alpedrinha,

rega quatro ou cinco leiras

de couves: mão certeira

com a água,

intimidade com a terra,

empenho do coração.

 

Assim se faz o poema.


 

Um dos destaques da noite será a primeira apresentação do Duo Lumeeiro, composto pelos músicos Miran Abs (Violoncelo e flauta) e Wilbert Fialho (violão de sete cordas). Nesta apresentação o repertório será eclético – do jazz à MPB, passando pelo clássico e o chorinho – e terá as participações especiais de Ícaro Coutinho (gaita) e Patrícia Hecktheuer (soprano). A direção musical é de Miran Abs.

Papel no Varal: Ciência e Tecnologia é uma promoção do Instituto Lumeeiro em conjunto com a ComuniCT e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação/AL, FAMED, CNPq, Ao Pharmacêutico, IZP e Armazém Guimarães. As vagas são limitadas e os interessados podem adquirir os ingressos gratuitamente nas farmácias Ao Pharmacêutico.

 

 

 

Quem estará no palco

Ricardo Cabús: poeta, tradutor, compositor e professor universitário, lançou dois livros de poesia, Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. É professor da UFAL, presidente do Instituto Lumeeiro, idealizador e apresentador do projeto Papel no Varal, além de criador e diretor do Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM.

 

Miran AbsMulti-instrumentista, com destaque para o violoncelo e a flauta. Formada em Música (Licenciatura) pela UFAL e Bacharelado em Violoncelo pela UFPB. Participou de vários CDs, shows, festivais locais e nacionais e em trilha sonora para propagandas e documentários. Professora de artes da Rede Estadual de Ensino e Coordenadora Técnica de Música do PETI. Atuou como flautista e violoncelista da Orquestra de Câmara da UFAL no período de 1994 a 2004. É diretora musical do Instituto Lumeeiro.

 

Wilbert Fialho: alagoano de Pão de Açúcar e traz a influência ribeirinha em sua formação musical. Destaque entre os violonistas alagoanos, já acompanhou inúmeros músicos locais, em shows e gravações, e, atualmente, toca com o cantor Altemar Dutra Jr. Já produziu trilhas sonoras para documentários e integra os grupos Duo no Choro, Trio Cai Dentro, Grupo Cai Dentro e Confraria Alagoana do Choro.

 

Serviço

Papel no Varal – Ciência e Tecnologia

 

Data: 14 de Outubro de 2014

Horário: 20h

Local: Maikai Choparia

Entrada: Gratuita

Ingressos antecipados: Farmácias Ao Pharmacêutico

Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús

Direção musical: Miran Abs

Participação Musical: Duo Lumeeiro (Miran Abs e Willbert Fialho)

Participação especial: Ícaro Coutinho e Patrícia Hecktheuer.

Classificação etária: 14 anos

Promoção: Instituto Lumeeiro, ComuniCT, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Apoio: Ao Pharmacêutico, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação/AL, FAMED, CNPq, IZP e Armazém Guimarães

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda