Parlamento concede Comenda Hélvio Auto à médica Rafaella Britto Toledo por avanços na oncologia em Alagoas

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 13, a Assembleia Legislativa de Alagoas conferiu a Comenda Hélvio Auto à médica Rafaella Britto Toledo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à oncologia no estado.

Comunicação/ALE

Parlamento concede Comenda Hélvio Auto à médica Rafaella Britto Toledo por avanços na oncologia em Alagoas

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 13, a Assembleia Legislativa de Alagoas conferiu a Comenda Hélvio Auto à médica Rafaella Britto Toledo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à oncologia no estado. Proposta pelo deputado Bruno Toledo (MDB), a honraria foi aprovada por unanimidade pelo Parlamento Estadual e contou com a presença do governador Paulo Dantas, deputados da Casa e Secretários de Estado, além de pacientes e familiares da homenageada, que destacaram a transformação na área de saúde sob sua coordenação.

“O Parlamento Alagoano reconhece na figura da doutora Rafaella alguém que merece receber esta comenda, reuniu-se de forma unânime na aprovação da honraria”, disse Bruno Toledo ao início da solenidade. O parlamentar narrou um episódio anterior ao governo atual, no qual um jovem de vinte e poucos anos faleceu por câncer após dificuldades para conseguir um leito, para ilustrar a mudança de paradigma. “Desde que a Dra. Rafaela Britto Toledo passou a coordenar as ações oncológicas em Alagoas, eu nunca mais recebi nenhum tipo de pedido para buscar leito para oncologia. E tenho a certeza de que na gestão Paulo Dantas, a doutora Rafaella, tem salvado, tem salvado muitas vidas”, afirmou o deputado Bruno Toledo, creditando a o governador em assumir diretamente o enfrentamento da doença e a competência da médica na condução dessa política.

Homenageada
Ao receber a comenda, a doutora Rafaella Britto Toledo expressou que o reconhecimento a motiva a renovar seu compromisso com a oncologia alagoana. “Confesso que ser reconhecida nunca foi meu objetivo, mas essa comenda eu recebo como uma forma de renovar os meus votos para os serviços prestados à oncologia do estado e ainda mais trabalhar com muito entusiasmo para o avanço nesse setor”, declarou a homenageada. Ela agradeceu ao deputado Bruno Toledo e ao presidente da Casa, deputado Marcelo Victor (MDB), pelo respeito à causa oncológica.

A doutora também destacou o foco humanizador de seu trabalho. “Além de toda a questão técnica, que tem que ser muito impecável, tratar os pacientes com respeito e de uma forma diferenciada é sim um grande foco nessa nova era da oncologia do Estado. E entender que o paciente oncológico precisa ser prioridade na linha de cuidado da saúde pública”, defendeu Rafaella Britto Toledo, condecorada com a Comenda Hélvio Auto, responsável pela diminuição do tempo de espera da fila de pacientes oncológicos em Alagoas, com exames completes, que antes durava mais de um ano, para uma média inferior a 25 dias.

Maceioense, a Dra. Rafaella Britto Toledo é formada em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), com residência em Clínica Médica no Hospital Geral do Estado (HGE) e especialização em Oncologia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Concluiu um fellowship em Oncologia Clínica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, trazendo de volta ao seu estado natal conhecimentos de ponta para aprimorar o cuidado oncológico regional.

No Centro de Diagnóstico por Imagem (CEDIM), assumiu a implantação de serviços especializados de biópsia de mama guiada por ultrassonografia e de punções tireoidianas, tornando-se responsável direta pela realização desses procedimentos diagnósticos essenciais.

Em 2023, foi nomeada Coordenadora Médica da Oncologia do Governo de Alagoas, posição em que vem liderando a expansão e a integração da rede oncológica estadual, sempre com o foco em oferecer um tratamento de excelência, acessível e humanizado aos pacientes. Neste ano, foi médica fundadora de dois novos centros oncológicos: o Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Maceió e o do Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe.

Governador
O governador Paulo Dantas enalteceu a iniciativa do deputado pela homenagem e os serviços da médica, detalhando os avanços quantitativos na rede de saúde. “Nós, há muitos anos, tínhamos apenas 73 leitos de oncologia no estado de Alagoas. E com um projeto idealizado pela doutora Rafaella nessa área, nós estamos agora com aproximadamente 210 leitos de oncologia”, comemorou o governador, creditando estes avanços à coordenação da média. Paulo Dantas também listou uma série de investimentos em infraestrutura hospitalar, como a futura inauguração do Hospital da Pessoa Idosa em Maceió e do Hospital Metropolitano em Arapiraca, projetando que Alagoas será o estado com a melhor rede hospitalar proporcionalmente. “Quando isso acontece, nós vamos estar com mais possibilidades de restaurar e de estabelecer a saúde do cidadão, e isso acontecendo, além de melhorar a qualidade de vida dele e da família dele, também promove a atomicidade para o estado”, analisou o governador.

“Desde o primeiro governo do atual ministro e ex-governador Renan Filho, nós contamos com uma equipe composta por especialistas, pessoas que têm condições de nos apresentar bons projetos e cenários, como a Dra Rafaella Britto”, concluiu o governador Paulo Dantas. Ao final de sua fala, citou unidades como Hospital do Coração, já em atividade, e o Hospital do Médio Sertão em Palmeira dos Índios, com inauguração marcada para o dia 17 de dezembro. “Essa semana visitei as obras do Hospital da Pessoa Idosa. Que está sendo construído na parte alta de Maceió, a ser inaugurando em abril de 2026, e em agosto de 2026 vamos inaugurar o Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, que terá uma estrutura similar ao Metropolitano de Maceió. “Todos instrumentos poderosos e importantes para salvarmos vidas e estabelecermos a saúde de quem está mais precisando desses cuidados”, finalizou o governador.

Completaram a mesa de honra a primeira dama, a doutora Júlia Brito Dantas; o deputado federal Luciano Amaral; os deputado Inácio Loiola (MDB) e a deputada Carla Dantas (MDB); o Secretário de Estado de Saúde, doutor Gustavo Pontes de Miranda; a Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; o conselheiro reeleito presidente do TCE/AL Fernando Toledo. Também estiveram presentes na sessão os deputados Dudu Ronalsa (MDB) e Gabi Gonçalves (PP), além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e pacientes.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda