Parque de Dois Irmãos resgata jaguatirica ferida

Animal, que é de vida livre, estava com feridas no rosto, foi tratado e será solto nesta quarta-feira (26), dentro da própria Unidade de Conservação

Assessoria de Comunicação

Parque de Dois Irmãos resgata jaguatirica ferida

Técnicos do Parque Estadual de Dois Irmãos resgataram e estão tratando uma jaguatirica (Leopardus pardalis) com feridas no rosto que apareceu próximo ao prédio de nutrição do zoológico. Nativo, o animal vivia solto na área de Mata de Atlântica do equipamento. É um felino de pequeno porte e sua pelagem lembra a de uma onça, com quem é comumente confundido. Ele vem sendo cuidado por biólogos e veterinários há cerca de seis dias no hospital veterinários do parque e deve ser devolvido à natureza, no final da tarde desta quarta-feira (26).

“É um macho adulto e está saudável. Provavelmente, ele chegou próximo ao prédio por curiosidade, se perdendo na hora da saída. Ele foi encontrado por um tratador ao lado do setor de nutrição, fugindo quando percebeu a presença dele. Como notamos que o animal estava ferido, decidimos resgatá-lo e tratar as lesões que tinha no rosto”, conta o responsável técnico do Parque de Dois Irmãos e médico veterinário, Márcio Silva.

A equipe fez uma bateria de exames necessários para diagnosticar as causas das lesões e definir a melhor maneira de tratar os ferimentos. Foi constatado que não se tratava de nada infeccioso e o animal foi medicado. “Além de cuidar dos animais do zoológico, a gente se dedica também aos os animais da Unidade de Conservação. A prioridade é o bem-estar dos animais e a proteção da biodiversidade da área”, acrescenta o veterinário.

Por ser um animal de vida livre, a jaguatirica agora será solta na própria Unidade de Conservação de Proteção Integral do Parque, que possui uma área de 1.158,51 hectares de Mata Atlântica protegida, localizada na Região Metropolitana do Recife. Ela será devolvida à natureza no início da noite da quarta (26), em um ponto afastado do zoológico, de forma a proporcionar maior conforto para o animal durante o procedimento.

A Jaguatirica é uma espécie de felino que costuma marcar seu território e pode ser encontrada praticamente em todos os biomas do território nacional, menos na região dos pampas do Rio Grande do Sul. Tem hábitos solitários e predominantemente noturno. Durante o dia, costuma ficar em ocos de árvores ou em arbustos. Esse felino possui também grandes habilidades para subir em árvores, saltar e nadar.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Cinemas