Perda de olfato e paladar pode ter relação com o coronavírus

Especialistas alertam para possíveis sintomas da doença

Ana Carolina Dias

Perda de olfato e paladar pode ter relação com o coronavírus

Os principais sintomas apresentados por pessoas com Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, incluem febre, dores no corpo e diarreia. Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que, uma em cada seis pessoas apresenta dificuldades para respirar. “O vírus pode incidir com sintomas semelhantes aos da gripe e em alguns casos evoluir com dificuldade respiratória, por isso muitos pacientes relatam uma evolução parecida” acrescenta Ana Elizabeth, otorrinolaringologista do Hope.

É importante atentar ao fato de que a doença aparece em um cenário de constante descoberta, por ter pego toda a comunidade médica de surpresa ao redor do mundo. No Brasil, uma declaração recente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) reconheceu que, a perda de olfato acompanhada ou não da perda do paladar, também deve ser levada em consideração como possível alerta para a doença.

“Em algumas ocasiões, os pacientes eram jovens e não apresentavam outros sintomas da doença” explica a médica. De toda maneira, ainda não se sabe exatamente qual seria o mecanismo do vírus que explicaria o prejuízo aos dois sentidos. “A orientação para pacientes nestas condições, continua sendo a mesma recomendada pelo Ministério da Saúde, para que permaneçam em quarentena por 14 dias, além de outras medidas de higiene” finaliza Ana Elizabeth.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda