Pneumologista esclarece dúvidas sobre asma e rinite

A médica lembra, ainda, que no geral, a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório e piora no frio, podendo ser desencadeada por diversos fatores.

Assessoria de Comunicação / Beatriz Nunes

Pneumologista esclarece dúvidas sobre asma e rinite

“Cerca de 11% da população brasileira tem asma, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A doença não está controlada por vários motivos, mas, principalmente, por falta de informação e falta de acesso a medicamentos, embora o governo já disponibilize gratuitamente alguns medicamentos”. Esta afirmação é da pneumologista Maria Eugênia Filgueiras, do Hapvida Saúde, que alerta ainda que a pessoa que possui a doença pode ter uma vida absolutamente normal, desde que tenha controle frequente.

Mas, o que de fato é “asma”? De acordo com a especialista, a asma é uma doença genética. “A asma é genética, isso porque recebe de algum familiar o componente genético, e, portanto, incurável. Em contato com fatores naturais, do meio ambiente, passa a adquirir uma inflamação das vias aéreas e desenvolve os sintomas. Asma exige cuidado constante”, destaca. 

A médica lembra, ainda, que no geral, a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório e piora no frio, podendo ser desencadeada por diversos fatores. “As crises são caracterizadas por vários sintomas, mas o principal deles é a redução ou até mesmo o fechamento do fluxo de ar. O tratamento é bastante eficaz e pode reduzir muito a chance do paciente desenvolver as crises”, explica a Maria Eugênia.

Questionada sobre a possibilidade das pessoas confundirem asma com rinite, a médica diz que as duas doenças são frequentes e preocupantes. E ela traz um dado importante. “Rinite atinge cerca de 35% da população brasileira e mundial. As duas doenças costumam vir juntas. Cerca de 80% dos asmáticos sofrem com rinite”, informa a médica.

A pneumologista explica que rinite alérgica se caracteriza por coriza, espirros em salva, frequentes, coceira no nariz, obstrução nasal. O que faz com que, segundo a médica, a pessoa não consiga dormir direito, pois o sono não se aprofunda. “Isso atrapalha qualquer pessoa na vida. Tem, ainda, coceira nos olhos, ouvidos e garganta”, ilustra.

As duas doenças são inflamatórias e as causas das duas doenças são muito parecidas. Pessoas que têm asma têm que tratar direito a rinite. “Se não tratar direito a rinite, pode agravar a asma. Vários fatores podem piorar a situação. Por exemplo, os alérgenos”, orienta a médica do Hapvida Saúde.

Alérgenos importantes aqui no Brasil são: ácaros da poeira doméstica; animais domésticos, como cão e gato, restos de inseto, como baratas; o bolor, o fungo na parede. Em alguns lugares do país tem ainda o pólen. Outros fatores preocupantes e irritantes são: produtos químicos, tabagismo (fumaça de cigarro), infecções virais respiratórias. “É preciso haver controle sobre isso. Na casa de um alérgico não pode entrar cigarro de jeito nenhum”, adverte a pneumologista.

Sobre outras doenças que podem acabar agravando a asma, a médica destaca causas muito agudas, como a gripe, que pode descompensar o quadro de asma. Ela alerta que a vacinação é importante. Outras doenças como diabetes e obesidade também precisam ser combatidos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda