Pólo dos Maracatus marca presença no Jaraguá Folia

Totalmente gratuito, Polo terá presença do Coletivo Maracatod@s e do Baque Alagoano a partir das 20h, na Praça Marcílio Dias

Assessoria de Impressa / Mariana Lima

Pólo dos Maracatus marca presença no Jaraguá Folia

Na próxima sexta-feira, na noite de 02 de fevereiro, os grupos Maracatu Baque Alagoano e Coletivo Maracatod@s farão a festa do público no Jaraguá Folia no novo Polo dos Maracatus, na Praça Marcílio Dias, a partir das 20h. O público irá poder aproveitar as apresentações com música e percussão de forma totalmente gratuita, sem necessidade de comprar abadas ou cordas delimitando espaços.

Diante da mudança do itinerário do Jaraguá Folia, que este ano deixa de fazer seu tradicional cortejo pela Rua Sá e Albuquerque, a Praça Marcílio Dias foi escolhida para ser o novo ponto de encontro dos grupos, transformando-a no Polo dos Maracatus. Apresentações com música e percussão vão animar o público antes da saída dos cortejos.

“Estamos ensaiando para fazer uma grande festa no Jaraguá Folia”, destacou Élida Miranda, uma das fundadoras do Coletivo Maracatod@s.

“Esperamos todo mundo lá na noite de 02 de fevereiro que, além de ser noite de festa, representa uma resistência da cultura afro em Alagoas, ecoando os tambores que 106 anos atrás foram cruelmente silenciados”, convocou Rômulo Fernandes, sócio-fundador do Baque Alagoano.

*Quebra de Xangô*
A data também é especial para os grupos por ser um marco de resistência, já que se completam 106 anos do Quebra de Xangô. Na madrugada de 01 para 02 de fevereiro de 1912, quando os terreiros de Maceió se preparavam para as homenagens a Oxum e para o carnaval, que seria dentro de poucos dias, uma turba liderada pela Liga dos Republicanos Combatentes invadiu e depredou terreiros por toda capital, também agredindo fisicamente o povo de santo.

A partir daquela noite, manifestações religiosas de matriz africana deixaram de ir a público em Alagoas. O maracatu de baque virado também silenciou durante os carnavais, voltando às ruas apenas em 2008, no primeiro cortejo do Maracatu Baque Alagoano no Jaraguá Folia.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda