Por que os Mamonas Assassinas marcaram uma geração?

Nos 25 anos do trágico acidente que matou o grupo, relembramos o seu legado

Omelete

Por que os Mamonas Assassinas marcaram uma geração?

Nesta terça-feira (2), completam-se 25 anos do trágico acidente que matou os Mamonas Assassinas, um dos maiores fenômenos da música brasileira das últimas décadas.

Até a colisão fatal do avião que os transportava na Serra da Cantareira, em São Paulo, o grupo teve uma ascensão meteórica no país com o seu primeiro disco, Mamonas Assassinas, que vendeu cerca de 3 milhões de cópias.

Abaixo, relembramos alguns dos motivos por trás da ascensão dos Mamonas, e algumas características da banda que mostram como ela contribuiu para a  música brasileira. Confira:

Texto publicado originalmente em 2016.

ELES TRANSFORMARAM O ROCK NACIONAL

Divulgação

Mesmo com bandas de épocas anteriores também apostando em composições engraçadas, foram os Mamonas Assassinas que emplacaram grandes sucessos e fizeram do rock algo popular em um período que outros estilos estavam em evidência.

ELES MISTURAVAM MUITOS GÊNEROS MUSICAIS – E DAVA CERTO

Divulgação

Em seu primeiro (e único) álbum de estúdio, os Mamonas mostraram que podiam misturar uma miríade de gêneros musicais e ainda assim manter um álbum coeso. O disco une o rock ao forró (algo que o Raimundos também fez), reggae, vira, brega, sertanejo, metal…

ELES UNIRAM GERAÇÕES

Divulgação

No Brasil, poucas bandas conseguiram unir todas as gerações da mesma maneira que os Mamonas. O bom humor das letras foi parar na cabeça de todo mundo: adultos, idosos, adolescentes e crianças (que mal sabiam do duplo sentido do que eles cantavam).

ELES NÃO SE LEVAVAM A SÉRIO

Divulgação

Hoje, praticamente todo grupo de música se leva muito a sério e isso torna grande parte das músicas um saco – os próprios Mamonas, antes de se entregarem a zoeira, tentaram ser sérios como a banda Utopia. Para nossa sorte, eles mudaram de ideia.

ELES RETRATAVAM UMA REALIDADE SOCIAL DE FORMA BEM-HUMORADA

Divulgação

Para além das piadas e das rimas inusitadas, os Mamonas também conseguiram um feito raro: retratar a realidade social do Brasil de uma forma bem-humorada. Preste atenção nas letras de “1406” ou “Chopis Centis”, por exemplo, para perceber como Dinho e companhia mostravam o cotidiano de um grande pedaço da sociedade brasileira na década de 1990.

ELES NÃO DEIXARAM SUCESSORES

Divulgação

Um dos motivos que mais evidenciam o quanto os Mamonas fazem falta é que nenhuma banda conseguiu ocupar seu trono. Logo após a morte do grupo, houve quem tentasse preencher o vazio, como os Virguloides (de “Bagulho no Bumba”), mas nenhum conseguiu capturar a essência de humor de Dinho e companhia.

Ouça as músicas dos Mamonas, clique aqui.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda