Praia do Francês se consolida como destino nacional

Localizado no litoral sul, a Praia do Francês é um dos maiores cartões postais de Marechal Deodoro e de Alagoas.

Claudio Bulgarelli

Praia do Francês se consolida como destino nacional DCIM100MEDIA

Nosso primeiro destino do Roteiros de Verão do Maceió 40 Graus, é a praias do Francês. Descoberta antes mesmo de 1500, quando os franceses atravessavam o oceano para fazer escambos com os Caetés, índios que habitavam essa parte do território na época das grandes navegações, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, que já foi a praia mais famosa de Alagoas nos anos 80 e uma das mais badaladas do Nordeste, mesmo que tenha saído um pouco de moda, parece que está recuperando seu status de praia top no Nordeste. A bela praia, que passou por um período obscuro, com total desorganização urbana, teve, em 2018 e durante o ano de 2020, um processo de reorganização na orla e se consolidou como um dos destinos mais procurados do Nordeste.

Localizado no litoral sul, a Praia do Francês é um dos maiores cartões postais de Marechal Deodoro e de Alagoas. A praia agrada a todos os públicos: de um lado piscinas naturais com água cristalinas que esbanjam calmaria e sossego; do outro, uma área mais badalada com ondas radicais, esportes e muita animação. Então ai vai as nossas dicas para curtir melhor essa incrível praia:

O mar da Praia do Francês é como um convite irrecusável. Tente experimentar o stand up paddle ou velejar – na maior parte a maré é tranquila – para curtir o visual. Outra opção é um passeio de caiaque até as pedras ou mergulho de snorkel. Os mais aventureiros não dispensam a clássica banana boat que diverte em grupo. Depois saiba que a boa infraestrutura do lugar também inclui bons restauantes para provar a culinária alagoana, nordestina e até italiana ou francesa. E isso não vale apenas para os bares de praia: pelo contrário, fora da faixa de areia come-se muito bem.

Além disso, a Praia do Francês também é dos surfistas. Do lado oposto à calmaria, lado direito de quem chega, as ondas são a atração para os amantes das pranchas. O destino já foi sede de campeonatos e eventos de surfe e o mar pode chegar a ondas de mais de dois metros. A vista de dentro do mar é a cereja do bolo, claro. E para finalizar, quem gosta de curtir a praia, vale uma exceção. O fim de tarde na Praia do Francês é imperdível: o sol caindo no horizonte fica inesquecível junto do céu amarelado que emoldura os coqueiros e toda a extensão da areia. É maravilhoso para fechar o passeio com chave de ouro.

Jornalista Claudio Bulgarelli vai estrear blog de Turismo e Gastronomia no Maceió 40 graus

O jornalista Claudio Bulgarelli, viajante compulsivo por mais de 20 anos, morando em países como França, Suíça e Itália, além de ter visitado Marrocos, Angola, Índia, Birmânia e outros países, se tornou um quase especialista em turismo e gastronomia, depois de ter ocupado o cargo de editor de Turismo na Gazeta de Alagoas por mais de 5 anos em Maceió e escrever livros recuperando a história da Hotelaria em Alagoas e a História da Culinária Alagoana. Ele, que percorreu quase todos os municípios alagoanos, conhecendo serras e montanhas, trilhas e cachoeiras, e todas as praias do Litoral, inclusive descobrindo algumas que nem faziam parte do roteiro, como a hoje conhecida Jacarecica do Sul, com suas falésias coloridas, logo depois da famosa praia do Gunga, vai fazer sua estreia no Maceió 40 Graus com um blog super recheado de turismo, gastronomia e dicas com seu Guia Roteiros de Verão.

Claudio Bulgarelli, que atualmente é correspondente da Sucursal da Tribuna Independente e do portal Tribuna Hoje na Região Norte, onde vive em São Miguel dos Milagres a mais de 20 anos, tendo sido o responsável lá ainda no final dos anos 90 pela criação da palavra Rota Ecológica, termo atualmente usado para referência da região turística entre a Barra de Camaragibe e Porto de Pedras, vai escrever sobre praias, dicas mais legais, gastronomia e artesanato dos locais visitados dentro do seu Roteiros de Verão.

No seu roteiro pelo litoral Sul um passeio pelo polo gastronômico da Massagueira, Ilha de Santa Rita e Marechal Deodoro, com um capítulo à parte sobre a Praia do Francês. Barra de São Miguel também está no roteiro. Seguindo em direção ao Sul, praia do Gunga, Jacarecica do Sul, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu. Em direção ao litoral norte o roteiro começa nas praias de Graça Torta e Riacho Doce, passando por Ipioca. Segue rumo a Paripueira, Barra de Santo Antônio e praia do Carro Quebrado, Barra de Camaragibe e Marceneiro, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Passando o rio Manguaba, tem Japaratinga e por fim o caribe brasileiro, Maragogi. Para saber mais entre no Instagram @jornalistaclaudiobulgarelli

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda