Prefeito inaugura Academia Maceió na orla de Jatiúca

Os adeptos do esporte agora têm mais um motivo para se exercitar na orla. Já os sedentários, ganharam uma boa razão para se movimentar ao ar livre com vista para o belo mar de Jatiúca, que agora conta com a Academia Maceió. O aparelhamento esportivo é dotado de 20 equipamentos. O espaço é resultado de […]

Prefeito inaugura Academia Maceió na orla de Jatiúca

Os adeptos do esporte agora têm mais um motivo para se exercitar na orla. Já os sedentários, ganharam uma boa razão para se movimentar ao ar livre com vista para o belo mar de Jatiúca, que agora conta com a Academia Maceió. O aparelhamento esportivo é dotado de 20 equipamentos. O espaço é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e a iniciativa privada.

Durante a inauguração, realizada na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito Rui Palmeira explicou a importância da parceria que permitiu a efetivação da Academia Maceió: “O Banco Itaú comprou e doou todo o equipamento com um investimento de aproximadamente R$200 mil, os profissionais e também estagiários que farão o acompanhamento serão da Faculdade Estácio e toda a parte de madeira de eucalipto foi doada pela empresa Amaru. São os parceiros que temos buscado para o crescimento da nossa cidade”, disse o prefeito.

Inauguração da Academia Maceió

Montada na área de muita maresia, a estrutura foi cuidadosamente pensada: os equipamentos são em aço inoxidável, da maneira como já existe em outras cidades como Rio de Janeiro e Recife, e madeira tratada para que não sofra corrosão. “Tudo foi feito com muita qualidade. Esta é a primeira, mas estamos buscando parceiros para levar este tipo de equipamento para outras áreas da cidade”, anunciou Rui.

O prefeito também convocou os maceioenses para utilizar e cuidar dos espaços: “Temos buscado dotar a cidade de equipamentos onde for possível chegar. A Prefeitura tem tido o cuidado de revitalizar, construir e conta com o apoio da população para zelar por esses espaços para que façam bom uso, mas também cuidem dessas áreas que são dos maceioenses. Se a população abraçar, será muito mais fácil manter”.

Inauguração da Academia Maceió

“Esta ação é mais um resultado das parcerias firmadas pelo município, o que demonstra a credibilidade da gestão Rui Palmeira”, comentou o vice-prefeito Marcelo Palmeira, relatando que: “esta era uma solicitação dos frequentadores da orla, não só de quem vive na região, mas de moradores de diversos bairros que vêm para a orla para uma corridinha, uma atividade física. Com equipamentos como este ganha a população, ganha o turista, a orla fica mais bonita e promovemos a saúde e o bem-estar através da prática esportiva”.

Academia Maceió

Segundo explicou o titular da Semel, Antônio Moura, a Academia Maceió funcionará de segunda a sexta-feira, com turmas entre 06h e 10h e outra das 16h às 14h. Já aos sábados, os interessados poderão utilizar o equipamento das 7h às 12h. A matrícula é gratuita, está disponível no local e, para ter acesso, o maceioense deve, além de doar cinco garrafas PET, apresentar documento com foto, CPF e preencher uma avaliação de saúde.

No caso de quem é portador de algum problema de saúde, a inscrição somente será efetuada diante de uma autorização médica para a prática esportiva. Em relação aos menores de idade, a partir dos 15 anos, Antônio Moura explicou que estes devem apresentar uma autorização legal e estar acompanhado de um responsável no ato da matrícula.

“O prefeito Rui Palmeira tem nos orientado a buscar parcerias com a iniciativa privada, deixando de pensar somente no momento de crise, e é isso que temos feito. No caso da Academia Maceió, toda a estrutura foi custeada pelo Banco Itaú, além da parceria firmada com a Estácio Fal para manter o serviço. É a Prefeitura cedendo o espaço e as instituições ajudando na gestão, ajudando na ampliação dos equipamentos de esporte e lazer em nossa cidade”, enfatizou o secretário.

De acordo com Antônio Moura, a Academia Maceió terá capacidade para atender até dois mil usuários mensalmente. As turmas serão formadas por grupos de 30 pessoas, com aulas de 40 minutos acompanhadas por professores e estagiários da Estácio Fal. Sobre as garrafas PET doadas na inscrição, o secretário explicou que o material será doado à Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel).

Mery Hens foi uma das primeiras a se inscrever para ter aulas na Academia Maceió após a solenidade. Ela é universitária, mora próximo ao local e diz que costuma praticar exercícios físicos em uma praça. Agora, com a inauguração do equipamento, ela afirma que as atividades serão melhores, já que haverá acompanhamento de professores e maquinário adequado.

“Era o que nós estávamos precisando. Uma academia pública, com orientação de profissionais, com equipamentos de qualidade. É um grande estímulo à saúde e a Prefeitura está de parabéns por esta inovação, é uma iniciativa brilhante. Estarei aqui com certeza. Esse espaço veio bem a calhar”, disse a moradora.

Parceiros

Luciana Nicola, representante de relações institucionais do Banco Itaú, comentou a união de forças com o município: “acreditamos que a melhor forma de agregar algo para a população é se aliando ao poder público que já tem o mapeamento e entende as demandas da cidade. Para a gente é só o início da parceria com o poder público. Esperamos ter muito mais da presença do Itaú em Maceió”.

O diretor-geral da Estácio Fal, Vagner Herculano de Souza, acompanhou a solenidade e, ao discursar na frente de honra, ressaltou que a parceria com a Prefeitura faz parte das ações de responsabilidade social da instituição. Ele lembrou que, além da Academia Maceió, outro trabalho realizado com a Semel é o inovador Projeto Praia Acessível, que proporciona momentos de lazer e esportes na praia para pessoas com deficiência.

“Esta nova parceria com a Prefeitura de Maceió vem justamente para mostrar à população de que forma nós, da iniciativa privada, podemos ser parceiros do poder público buscando o interesse comum, que é o serviço ao maceioense. É uma parceria muito importante, que vai trazer inúmeros benefícios para os usuários”, comentou Herculano.

Após a solenidade, o prefeito recebeu os representantes do Itaú em seu gabinete para uma reunião. “Foi um encontro para que a gente possa vislumbrar novas parcerias entre a Prefeitura e o Itaú. Nos reunimos e a superintendente da instituição nos apresentou alguns projetos que já desenvolve, principalmente para inclusão social, para que futuramente possamos trazer novos trabalhos para Maceió em parceria com o Banco”, disse Moura.

Segundo Luciana Nicola, a reunião no gabinete foi realizada para que instituição possa identificar algumas necessidades de Maceió e, com base nisso, passe a trabalhar novas parcerias. “O Itaú tem um histórico nas áreas de cultura, esportes, educação, mobilidade urbana e para a terceira idade. Compartilhamos algumas iniciativas com Rui Palmeira e o secretário Antônio Moura para que pudéssemos entender quais as necessidades da capital nessas áreas”, explicou a superintendente.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda