Prefeitura lança segunda edição da campanha Maceió Rosa

A Prefeitura de Maceió lança, nesta quinta-feira (01), a segunda edição da campanha Maceió Rosa, que acontecerá durante todo o mês de outubro com uma série de ações para alertar as maceioenses sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Idealizada em parceria com o Instituto Renascer e a Rede […]

Prefeitura lança segunda edição da campanha Maceió Rosa

A Prefeitura de Maceió lança, nesta quinta-feira (01), a segunda edição da campanha Maceió Rosa, que acontecerá durante todo o mês de outubro com uma série de ações para alertar as maceioenses sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Idealizada em parceria com o Instituto Renascer e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a iniciativa terá a programação apresentada durante um café da manhã no Allium Gourmet, no Maceió Shopping, às 8h30, com a participação do vice-prefeito Marcelo Palmeira e da primeira-dama Tatiana Palmeira, coordenadora da campanha municipal integrada ao tradicional Outubro Rosa.

“Iniciaremos o mês com uma série de ações para incentivo da prática de esportes, pela adoção de hábitos saudáveis e com o alerta para o autoexame da mama, que são os principais meios de prevenção deste tipo de câncer. Estamos apoiando a campanha novamente, pois acreditamos que este é um alerta importante, com uma campanha que integra o trabalho desempenhado pelo Município no que diz respeito à saúde feminina”, destacou o prefeito Rui Palmeira, ao comentar o lançamento do Maceió Rosa.

De acordo com a programação, a campanha contará já a partir desta quinta-feira com ações de conscientização nas unidades de saúde, oferta de exames de mamografia e de prevenção ao câncer de colo do útero, além de palestras e distribuição de material informativo, tanto nos postos quanto e em áreas estratégicas, como na orla e no Centro. Na avaliação da coordenadora do Maceió Rosa, estas ações de saúde são importantes, já que a prevenção é a melhor forma de reduzir a incidência da doença entre as mulheres.

“Alertar as maceioenses sobre o câncer de mama é um dos meios mais efetivos para que possamos diminuir os casos da doença, que hoje está entre as principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Durante todo o mês, teremos ações nas unidades de saúde, na orla de Maceió, no shopping, tudo realizado em parceria com as instituições filantrópicas Renascer e a Rede Feminina. Com essa parceria, pela segunda vez consecutiva, nosso objetivo é fazer com que elas entendam que é preciso ter uma vida saudável, praticar esportes e realizar o autoexame para evitar novos casos da doença”, afirma Tatiana Palmeira.

Neste ano, a campanha Maceió Rosa foi intitulada de “Para Todas as Marias”, seguindo a definição da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que trouxe o Outubro Rosa para a capital. Segundo explica a presidente da Rede Feminina, Fátima Canuto, o tema foi escolhido em decorrência de um índice alarmante em relação ao câncer de mama: 50% das usuárias portadoras da doença atendidas pelo Serviço Único de Saúde (SUS) são diagnosticadas já em estado avançado, o que dificulta a recuperação.

“Com este tema, queremos mostrar que todas as Marias têm direitos e podem prevenir a doença buscando o diagnóstico precoce”, explicou Fátima, que ainda destaca a importância da parceria firmada entre as instituições e a Prefeitura. “Realizávamos a campanha já há sete anos, mas o apoio do Município foi fundamental para dar maior volume e visibilidade à iniciativa. É Outubro Rosa, mas a nossa luta é durante todo o ano, alertando a população para o combate a todos os tipos de câncer”, acrescentou.

Assim como em 2014, outra ação da campanha que chamará a atenção da população para o tema é a iluminação dos locais públicos, a exemplo de viadutos, a fachada da Associação Comercial e da Praça Gogó da Ema, no bairro da Ponta Verde. Pela noite, estes locais ganharão um tom rosa em alusão à campanha. Segundo a coordenadora do Maceió Rosa, a iniciativa é uma forma sutil de chamar a atenção da população para o tema.

Durante todo o mês, um quiosque estará aberto à venda de camisas da campanha para arrecadar fundos em prol das duas instituições que estão promovendo a iniciativa em parceria com a Prefeitura. Ainda segundo a programação, também estão previstas a II Corrida Maceió Rosa, um bazar, exposição fotográfica e show de encerramento.

Serviço

Café da manhã de lançamento da campanha Maceió Rosa

Dia 01 de outubro, às 08h30, no Maceió Shopping

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda