Professor universitário lança livro sobre estratégias da comunicação nas disputas presidenciais no Brasil

Obra é um resultado do mestrado de Alberto Mário Mafra Netto pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal

Assessoria de Comunicação / Adelaide Nogueira

Professor universitário lança livro sobre estratégias da comunicação nas disputas presidenciais no Brasil

O professor Alberto Mário Mafra Netto, do Centro Universitário Cesmac, lança na próxima quarta-feira (23), no Museu Palácio Floriano Peixoto, o livro As estratégias da assessoria de comunicação e marketing nas disputas presidenciais brasileira. O estudo mescla o impacto da comunicação entre as eleições para o cargo mais importante do país no período pós-redemocratização e traz um contexto sobre verdade versus ilusões, temas tão intrínsecos nas campanhas em busca do voto do eleitor.

A obra é resultado do mestrado do professor em Ciência da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. No texto, Alberto Mário Mafra Netto aborda a estreita relação entre a mídia brasileira, a política, com o auxílio significativo das redes sociais. Tais fatores, segundo o professor universitário, contribuem diretamente para a continuidade do processo democrático no Brasil, valendo-se do direito fundamental em que a maioria do eleitorado escolhe o seu representante para comandar os destinos do país a cada quatro anos.

Neste sentido, Alberto Mário Mafra Netto discorre sobre aspectos e práticas de propaganda e marketing promocional e eleitoral desde as primeiras eleições à Presidência da República com ênfase nas disputas datadas de 1989 e 2018, numa identificação das mídias e estratégias utilizadas pelos candidatos à época, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

“O livro evidencia a importância da comunicação, sobretudo no marketing político ao fomentar um debate na população que elege o presidente da República. Na obra, destaca-se, ainda, as verdades e ilusões que são vendidas pelos candidatos ao cargo máximo do país. Noto, também, um forte interesse tanto dos postulantes quanto das assessorias e marketing em propor, a cada eleição presidencial, estratégias publicitárias para reforçar as melhores práticas na manutenção da democracia e o constante fortalecimento do bem-sucedido mercado do eleitor”, contextualiza o professor universitário Alberto Mário Mafra Netto.

A obra conta com prefácio assinado pelo atual senador e ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, que entende o livro como fundamental para as estratégias de comunicação e campanhas políticas.

Serviço
O quê: As estratégias da assessoria de comunicação e marketing nas disputas presidenciais brasileira;

Quando: quarta-feira, 23/11, no Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro, às 19h;

Editora: Conhecimento Livraria, de Belo Horizonte, MG.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda