Projeto de alagoana é selecionado para incentivo à pesquisa no Brasil

Clarissa Antunes empreende há 15 anos em marketing digital, e há cinco atua no mercado de tecnologia em multinacional

Projeto de alagoana é selecionado para incentivo à pesquisa no Brasil

Alagoas tem mais uma filha carregando sua bandeira pela educação. Clarissa Antunes, empreendedora que atua há 15 anos em marketing digital, sendo cinco destes no mercado de tecnologia em multinacional, liderando iniciativas de adoção de Inteligência Artificial, começou 2026 como uma das poucas alunas do Nordeste com aprovação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, em São Paulo – para o mestrado em Administração com linha de pesquisa em Marketing em Gestão Internacional, tendo seu projeto reconhecido com bolsa CAPES, destacando a presença e a contribuição do Nordeste na produção científica e tecnológica nacional.

“O projeto tem como objetivo fornecer ferramentas à indústria de tecnologia para o desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial mais éticos, responsáveis e adequados aos diferentes contextos culturais, colocando as pessoas no centro das escolhas, da forma como essas tecnologias são criadas e utilizadas no dia a dia” – explica a alagoana.

Clarissa Antunes que está no Estado passando férias, ressalta que a expectativa com a conquista da bolsa CAPES é de transformar o projeto em oportunidades concretas para construir pontes entre realidades regionais, o empreendedorismo e os centros onde se desenvolvem as principais decisões em tecnologia.

“O Brasil é multicultural, altamente digitalizado e vive um momento estratégico no avanço da Inteligência Artificial. Estamos no epicentro dos investimentos empresariais em IA, impulsionados, em parte, pela nossa forte predisposição cultural ao uso de tecnologias digitais. Esse movimento se reflete nos esforços para evoluir produtos, serviços e modelos de negócio, intensificados desde 2023 por grandes grupos de tecnologia. A Stefanini, por exemplo, anunciou planos de investir até R$ 2 bilhões em IA e aquisições até 2027, cenário que fortalece a inovação e faz parte da realidade que vivencio no mercado, abrindo oportunidades de carreira e capacitação para quem busca atuar nesse novo ciclo tecnológico” – afirma.

Alagoas resume onde Clarissa iniciou sua trajetória profissional em 2010, como social media. Com o tempo, esse caminho foi se ampliando com trabalho, curiosidade e muito estudo, até atuar com marketing digital para mais de 100 PMEs ao longo de uma década. Do Café de La Musique ao DETRAN, passando por clínicas médicas, varejo e pequenos negócios no bairro do Jaraguá, cada projeto contribuiu para uma formação prática que ajudou a interpretar mercados e, principalmente, as pessoas.

“Mais adiante, tive a oportunidade de fundar uma ONG chancelada pelas Nações Unidas que apoiou a transição digital de PMEs durante a pandemia, com IA aplicada à educação e capacitação. Agora, com a chance de contribuir também no campo acadêmico, vejo esse momento como uma forma de retribuir, com responsabilidade e compromisso, tudo o que aprendi ao longo do caminho, apoiando o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil” – finaliza

Sobre a Bolsa Capes

Bolsa CAPES é um auxílio financeiro concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) para estudantes de mestrado e doutorado no Brasil, com o objetivo de formar profissionais de alto nível, fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento do país, sendo geridas pelas universidades e distribuídas por meio de editais para programas de pós-graduação bem avaliados pela agência.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda