Quebradeiras de Coco Babaçu

21 de setembro de 2015, 20h - Casa da Cultura - Arapiraca

Quebradeiras de Coco Babaçu

O grupo é formado por oito mulheres que trabalham na quebra do coco babaçu desde a infância e hoje também exercem papel de liderança na defesa e valorização do trabalho das quebradeiras. Atuam politicamente por meio da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema) e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida das pessoas envolvidas nesta atividade.

A prática do canto durante a caminhada para os babaçuais e a quebra do coco é uma experiência que trazem desde a infância, quando acompanhavam mães e avós, na lida diária, época em que a criança participava ativamente no trabalho da agricultura na zona rural em diversas regiões do país. O repertório narrava fatos do cotidiano ou aludiam ao universo infantil através de cantigas de roda.

Mas o repertório que prevalece hoje está ligado à luta política. As músicas tratam de assuntos relacionados à valorização do trabalho, da mulher e da luta pelo acesso aos babaçuais que estão localizados em grandes latifúndios. São cânticos que refletem uma postura crítica e questionadora diante das condições de vida das trabalhadoras e suas famílias, que são entoados com voz firme e marcados pelo ritmo das ferramentas usadas na quebra: o machado e o porrete.

A criação do grupo ocorreu em 2004 com o apoio do MIQCB e da Assema, e realizou várias apresentações desde então. Sua formação conta com a participação de representantes das seis regiões onde a instituição possui representação. São elas: Dora, Moça e Silena, de Lago do Junco (MA); Nice, de Penalva (MA); Dijé, de São Luís Gonzaga (MA); Iracema, de São Domingos do Araguaia (PA); Francisca Lera, de Esperantina (PI); e Nonata, de São Miguel (TO).

Projeto Sonora Brasil – Em 2015 completam-se 18 anos da circulação nacional de apresentações musicais em parceria com o Departamento Nacional e a Rede Sesc de Música. Realizando programações voltadas para a formação de novos ouvintes musicais, como destaque para o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra com fundamentação artística não comercial, com temáticas da música de tradição e música de concerto.

Programação

Grupo Quebradeiras de Coco Babaçu/MA

21/09, 20h – Casa da Cultura – Arapiraca

Entrada Franca – Classificação Livre

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda