Renasce Salgadinho: Prefeitura inicia obras de canalização no Riacho Pau D’arco

Após a conclusão desta etapa, uma lagoa filtrante será construída

Ascom UGP / Daniel Paulino

Renasce Salgadinho: Prefeitura inicia obras de canalização no Riacho Pau D’arco Após a conclusão desta etapa, uma lagoa filtrante será construída. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Com mais uma frente de obra em andamento, a Prefeitura de Maceió iniciou as intervenções no Riacho Pau D’arco, que fica localizado no Reginaldo, no bairro Poço. O objetivo é criar toda uma estrutura, para que o riacho venha seguir o seu curso sem interferências como infiltração e outros. A iniciativa é do projeto Renasce Salgadinho.

Nesta primeira etapa, os operários, junto com uma máquina, realizam a fase inicial de estruturação, estabilização da área e implantação de colunas DSM, para que posteriormente, o espaço em si seja erguido. Com as obras em andamento, o córrego acabou tendo que ser desviado, para que não houvesse transtornos.

Após a conclusão desta etapa, uma lagoa filtrante, que também fará parte do complexo de obras ambientais, será construída no local.

O morador, Cícero da Silva, que vive na região há mais de 40 anos, já consegue enxergar os benefícios que o início da obra tem proporcionado. “Eu cheguei pra morar aqui há alguns anos atrás e tudo era bem diferente. Nos últimos anos, a região estava cheia de lixo, animais e muito mato, mas agora com as obras já é possível ter a esperança de que iremos viver dias melhores”, disse.

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda