Saúde leva serviços veterinários para bairros de Maceió

Mobilização, que aconteceu no Graciliano Ramos e na Ponta Verde, garante novo lar para 17 animais, entre cães e gatos e vacinou mais de 3.500 pets

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Saúde leva serviços veterinários para bairros de Maceió

Para promover a saúde do animais e incentivar a adoção responsável, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou no último fim de semana, dias 21 e 22 de outubro, uma mobilização com a oferta de vacinação antirrábica e feira de adoção de cães e gatos no Conjunto Graciliano Ramos (Cidade Universitária) e na Rua Aberta, na Ponta Verde. A iniciativa foi organizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Como resultado da ação, a SMS garantiu a oferta de diversos serviços veterinários nos locais, proporcionando novo lar para 17 animais e a imunização para um total de 3.536 pets.

Segundo o coordenador-geral da UVZ, Dario Guedes, as atividades registraram grande fluxo de pessoas, superando as expectativas.

“Nossa ideia foi levar os serviços a pontos estratégicos que atendessem tanto a demanda da parte baixa, como da parte alta da cidade. Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois só no sábado, em que atendemos a comunidade do Graciliano Ramos, já conseguimos alcançar o número de 2.724 animais vacinados e garantimos lar para 11 cães e 3 gatos. Já no domingo, tivemos a oportunidade de imunizar mais 812 animais e proporcionar a adoção de um cão e dois gatos”, explicou Dário.

Para a mobilização do fim de semana, as equipes da UVZ disponibilizaram um quantitativo de quatro mil vacinas contra a raiva, além de 20 animais para adoção responsável. Antes de seguir para a ação, todos os bichos passaram por avaliação médico-veterinária para verificar o estado de saúde e, no caso dos animais adultos, a UVZ também realizou procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Mais ações

Além da vacinação e da adoção responsável de animais, as ações do fim de semana contaram também com 35 atendimentos veterinários, realização de 20 testes de leishmaniose em cães e de 22 testes de esporotricose em gatos.

Animais que precisam se vacinar, mas não compareceram no fim de semana, ainda podem receber o imunizante, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada no Loteamento Palmares, no bairro Cidade Universitária.

Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela UVZ, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98882-8240.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda