Subida record de emigrantes vindos do Brasil para Portugal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Português registou em 2018 uma subida de mais de 85 mil cidadãos de origem brasileira a residir em Portugal

Assessoria de Comunicação

Subida record de emigrantes vindos do Brasil para Portugal

São cada vez mais os cidadãos que optam por residir em Portugal provindos do Brasil. Segundo o Jornal Público o número de pedidos de atendimento no consulado do Brasil aumentou de uma média de 300 para 760 por dia.

Com o agravamento do contexto socio-económico no Brasil, em completo contraciclo com as enormes melhorias da situação económica em Portugal, são cada vez mais os brasileiros que decidem tentar a sua sorte em Portugal e na Europa.

Já não é a primeira vez que existe uma vaga de emigração do Brasil para Portugal onde já chegaram a estar mais de 500 mil trabalhadores com autorização de trabalho concedida. Porém o perfil socio-demográfico do emigrante tipo teve alterações.

A Política de Vistos Gold do Governo Português, em que se confere um visto com acesso a cidadania portuguesa para quem invista mais de 500 mil euros em imobiliário em Portugal ou mais de um milhão de euros no sector empresarial, tem possibilitado que esta nova vaga de novos residentes em Portugal sejam investidores que procuram um clima ideal e seguro para os seus negócios ou uma base de partida para expandirem as sua actividades empresariais para a Europa.

Não é alheio a este novo movimento o facto de o património imobiliário em certas cidades de Portugal estar a ter valorizações consistentemente acima dos 10% ao ano nos últimos 5 anos em resultado de um forte crescimento do sector do turismo que também é o responsável por dezenas de milhar de novos empregos criados na hotelaria e restauração. O Instituto de Emprego e Formação Profissional apontou haver em Novembro mais de 30 mil postos de trabalho em Portugal, quer em hotelaria e turismo quer no sector da construção,sem candidatos para ocupar as vagas.

Perante a crescente procura dos serviços consulares em Lisboa houve registos de quem estivesse a noite toda a dormir à porta para ser atendido logo no início do horário de funcionamento. As senhas de atendimento esgotarem-se logo no início da manhã foi uma das razões para estes utentes optarem por pernoitar na rua a aguardarem a abertura dos serviços consulares.

Um conjunto de cidadãos descontentes decidiram fazer uma petição, que conta já com 3000 assinaturas, intitulada “Intervenção e reorganização da administração do Consulado do Brasil em Lisboa” onde apontam várias melhorias que consideram urgente serem implementadas, nomeadamente, mais lugares para se esperar sentado pois apenas existem 200.

O consulado do Brasil em Lisboa já emitiu um comunicado a prometer a rápida solução sem especificar qual vá ser confirmando apenas que “manter-se-á a concessão de senhas para prestação de todos os serviços de atendimento consular, de forma a não deixar desassistido o público local. Ademais, será reforçada neste ano a prática de consulados itinerantes às Ilhas de Açores e Madeira e a localidades na área de atuação do Consulado que contam com grande concentração de brasileiros.”

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda