Sustentabilidade e inspiração regional marcam ambiente de Tiago Angeli e Ricardo Leão na Casa Cor Alagoas 2015

O eucalipto, madeira simples considerada hoje referência de sustentabilidade, é o elemento central da “Sala Contemporânea” assinada pelos arquitetos e designers Tiago Angeli e Ricardo Leão. Premiada em 2014 com o 2º lugar como Melhor Ambiente da Casa Cor Alagoas, a dupla retorna à edição 2015 da mostra com um projeto ainda mais preocupado com […]

Sustentabilidade e inspiração regional marcam ambiente de Tiago Angeli e Ricardo Leão na Casa Cor Alagoas 2015

O eucalipto, madeira simples considerada hoje referência de sustentabilidade, é o elemento central da “Sala Contemporânea” assinada pelos arquitetos e designers Tiago Angeli e Ricardo Leão. Premiada em 2014 com o 2º lugar como Melhor Ambiente da Casa Cor Alagoas, a dupla retorna à edição 2015 da mostra com um projeto ainda mais preocupado com a busca por materiais de baixo impacto ambiental e a redução do desperdício.

Em uma obra planejada para ser executada em menos etapas e gerando menos entulho, piso e paredes ganharam uma paginação ousada, determinada pelo melhor aproveitamento das réguas de madeira (Amaru). Antigos dormentes descartados de trilhos de trem entram em cena como mobiliário, apoiando equipamentos de alta tecnologia em áudio, vídeo e automação (Unium).

Repleto de peças autorais dos próprios arquitetos, o ambiente traz criações com referências regionais e linguagem contemporânea, como a luminária Fernão Velho, feita a partir da sucata da tubulação de uma usina de açúcar, o quadro Caviúna, que emoldura uma lâmina da madeira nobre com o objetivo de exaltar o valor das espécies raras, e a almofada Bilro, inspirada no suporte utilizado pelas rendeiras. Dentre os móveis exclusivamente desenhados para o projeto, como o jogo de mesas de centro e o banco de apoio, todos desenvolvidos com eucalipto, o destaque vai para a releitura de uma cadeira de ripas antiga e bastante popular, de autor desconhecido, supostamente originária da região de Kentucky (EUA). “Apesar da origem americana, sua plasticidade é muito familiar à de artefatos de nossa cultura”, explicam os arquitetos. Na proposta de redesign da dupla, uma nova proporção foi aplicada à peça, que ganhou ainda estofado em lona de algodão.

Compõem ainda o espaço peças como a poltrona Gio, de Sérgio Rodrigues (Espaço Due), e o banco Gonzaga, do designer alagoano Rodrigo Ambrósio, além da luminária italiana Flos 265, de Paolo Rizzatto (Lúmina).

Plantas e jardim vertical: Fertisolo Paisagismo

Iluminação: Lúmina

Fotografias: Leo Villanova e Ramatis da Costa

Poltrona, sofá e mesa de apoio: Espaço Due

Piso e móveis em eucalipto tratado: Amaru Sustentabilidade

Peças de antiguidade: Messias Antiquário

Serralharia: Marco Aurélio

Persianas em madeira: Uniflex

Automação: Unium

Marcenaria: Art Móveis Design Mobilia

Forro Acústico: Artmodulo

Escultura e banco Gonzaga: Karandash

 

ANGELI.LEÃO ARQUITETURA+DESIGN

www.angelileao.com

Instagram: @angeli.leao

tel.: (82) 99609-5000

Aline Angeli | Amais Imprensa

(82) 3021.0528 | (82) 98811.1884

 

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda