Terapia Cognitivo Comportamental usa até realidade virtual no atendimento a pacientes

Trabalhando motivação, TCC tem foco na intervenção imediata na forma como pacientes percebem seus problemas e realidades

Algo Mais / Luana Nunes

Terapia Cognitivo Comportamental usa até realidade virtual no atendimento a pacientes

Imagine ter conseguido o emprego dos sonhos, mas ele exige que você viaje constantemente – e você tem pavor de aviões. Este é um exemplo mais simples e direto de como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) – com suas metas terapêuticas e abordagens da percepção distorcida dos problemas – pode ajudar a pacientes superarem medos e outras barreiras emocionais que afetam seu comportamento.

Com uma abordagem surgida na metade do século XX, junto com uma gama de revoluções sociais e do pensamento, a TCC está ligada nas mudanças da vida moderna para melhor trabalhar seus pacientes. E essa mudança inclui até o uso de equipamentos de Realidade Virtual para simulação de ambientes durante o tratamento.

“No exemplo da fobia a avião, o paciente coloca os óculos de Realidade Virtual e simulamos todo o ambiente do voo. A partir disso, levantamos o que ele sente nesse ambiente, que pensamentos surgem nesse momento e quais comportamentos são manifestados. Desta forma, vamos trabalhar esse medo e principalmente a percepção distorcida sobre o vôo. A TCC trabalha de forma mais prática na abordagem desses problemas, que se tornam as metas terapêuticas de cada paciente”, apresentou Leonardo Naves, psicólogo clínico especializado em TCC e que faz uso da ferramenta virtual em seus atendimentos.

A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu nos anos 1950, através de pesquisas do psiquiatra Aaron Beck com pacientes deprimidos. Ele percebeu que o processamento da informação (pensamento) influenciava no humor do paciente e, daí, em seu comportamento. A partir disso, resolveu trabalhar em cima da motivação dos pacientes.

“Se ele é depressivo, vai perceber mais pensamentos pessimistas, aqueles com transtorno de ansiedade vão apresentar mais pensamentos catastróficos, e assim por diante. Então, temos uma demanda onde trabalhamos as ideias e os pensamentos: eles não surgiram do nada, mas, sim, vieram de experiências da infância, o que chamamos de crenças. O cerne da TCC é baseado na reestruturação cognitiva, ou seja, nessa mudança de crenças que foram adquiridas durante a vida”, explicou Naves.

Por ter surgido junto com as mudanças que moldaram a sociedade moderna, a TCC tem grande aceitação com pacientes e correntes da Psicologia, sendo fundamentada em protocolos de tratamento baseados em evidências, como descreveu Dr. Leonardo Naves. Um dos seus princípios é fazer com que o paciente torne-se um autoterapeuta, percebendo o pensamento distorcido à medida que ele surja e trabalhando para processar corretamente a informação com as ferramentas desenvolvidas durante o tratamento com o psicólogo.

“É uma abordagem bem mais prática, voltada para as metas do paciente, na resolução de problemas e principalmente, focada em resultados. Nós temos um tempo para o tratamento, não é uma terapia de longo prazo. É uma abordagem prática, eficaz, baseada em uma sociedade que quer e precisa ter resultado mais precisos”, defendeu o psicólogo.

Como exemplo, ele traz outra questão que aflige milhares de jovens no mundo moderno: os transtornos alimentares. “Vamos imaginar uma pessoa com anorexia. Ela vai morrer se não voltar a se alimentar. A Terapia Cogntiva já faz intervenções de imediato para que a pessoa volte a se alimentar e a vida dela seja poupada”, arrematou.

SOBRE O PROFISSIONAL | Leonardo Naves é psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pela IWP/RS e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Infância e Adolescência pelo CTCveda/SP. Nesta área, possui também as formações mais inovadoras em TCC: Terapia Comportamental Dialética (Behavior Tech/EUA) e Terapia dos Esquema (WP/RS). Ministra a formação em TCC para psicólogos e psiquiatras no Centro de Excelência da Vida (CEV), em Maceió. É, ainda, Coach Cognitivo formado pela Sociedade Brasileira de Coach (SBC) em Coach Life e Coach Positive. Sua opção pela TCC vem pela possibilidade de uma abordagem diferencial que desenvolve ferramentas práticas em busca de aumentar a eficácia no trabalho terapêutico.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda