Theatro Municipal de São Paulo oferece curso sobre ópera na internet

Apresentado pela musicóloga Ligiana Costa, curso aborda do surgimento da ópera às classificações vocais, com participação do Coro Lírico, mergulhando em elementos de dramaturgia musical; serão seis aulas, disponibilizadas uma por semana no YouTube do Theatro Municipal

Assessoria de Imprensa / Theatro Municipal de São Paulo:

Theatro Municipal de São Paulo oferece curso sobre ópera na internet Ligiana Costa que ministra o curso Iniciação à Ópera.

Como surge a ópera? Como funcionam as tramas? Quais as formas musicais que sustentam este gênero artístico? O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, é reconhecido por suas temporadas líricas de excelência. A maior Casa de Ópera do Brasil segue fechada por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, mas permanece atuante com sua ampla programação digital.

Da oferta de espetáculos de acervo a novas performances de câmara de seus artistas em casa, passando pelos cursos livres. E a partir desta quarta-feira, 22 de julho, o Municipal passa a disponibilizar também o curso Iniciação à Ópera com a musicóloga Ligiana Costa, especializada em ópera barroca e apresentadora do Podcast do Theatro Municipal.

Com doutorado pelas Universidades de Tours (França) e Milão (Itália), ela conduz um curso livre de introdução ao gênero mais longevo do teatro musical do ocidente pensado para todos os públicos. Dos ouvintes assíduos desta arte aos novatos no mundo do drama em música. Gravado pela própria apresentadora, de sua casa, agora o conteúdo estará disponível na internet e de forma gratuita, sem necessidade de cadastro. Basta acessar o YouTube do Theatro Municipal e assistir quando e onde quiser.

O curso é dividido em três módulos e ao todo serão seis aulas, oferecidas às quartas-feiras, às 19h. Uma por semana. Cada episódio tem duração de até 30 minutos. Do surgimento da ópera, passando pela dramaturgia chegando até as vozes. “Façam seus cafezinhos e liguem o som”, convida Ligiana Costa.

Nas duas primeiras aulas, um conteúdo teórico e histórico sobre o nascimento desta arte. O que existia antes da ópera? Quais foram as buscas estéticas que culminaram nesta forma de teatro musical inteiramente cantado? Como a ópera, inicialmente um divertimento da corte, se torna pública e possível para um público pagante?

Ligiana volta à renascença italiana, entre os séculos 14 e 16. Época de uma Itália dividida e comandada por famílias e suas cortes, ou conselhos, e a música já transitando em âmbito profissional. Ela resgata a figura dos mestres de capela, responsável pela música eclesiástica e dos maestros de câmara, ou de corte, que ficavam com a música de eventos e celebrações, a música profana em geral.

Para isso, importante relembrar os três principais acontecimentos que contribuíram para o nascimento da ópera: Dafne e Euridice em Florença; O Orfeu, de Claudio Monteverdi, em Mântua; e o surgimento da ópera paga em Veneza.

Nas aulas três e quatro, o assunto é dramaturgia e formas musicais. Como funcionam os libretos? Como funcionam as tramas? Quais são as formas musicais que sustentam musicalmente a ópera? Ligiana Costa traça um panorama para entender como se forma a ópera e como avaliar uma produção operística do ponto de vista estrutural.

E nos dois últimos episódios do curso disponível no YouTube do Theatro Municipal, a apresentadora fala sobre a arte de excelência e precisão técnica que é o canto lírico. Aqui, ela traz breve história da vocalidade lírica e as diversas classificações vocais presentes em uma ópera, que de forma simples e conhecida do grande público são divididas em tenor, soprano, mezzo soprano, barítono, baixo e contralto. E para melhor compreensão dos estilos, entra em cena o Coro Lírico para interpretar trechos de árias gravadas a capela por alguns dos integrantes do corpo artístico do Theatro Municipal que desde 1939 compõe as montagens da casa.

Agenda de conteúdo – Iniciação à Ópera

22/7, aula 1: O Nascimento da Ópera – parte 1
29/7, aula 2: O Nascimento da Ópera – parte 2
05/8, aula 3: Dramaturgia Musical – parte 1
12/8, aula 4: Dramaturgia Musical – parte 2
26/8, aula 5: Vozes Líricas – parte 1
02/9, aula 6: Vozes Líricas – parte 2

+ Municipal Online

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Tem performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.

E o novo episódio do Podcast Theatro Municipal já está no ar. Para falar de formação musical, a apresentadora Ligiana Costa conversou com a maestrina E?rica Hindrikson, coordenadora da Escola Municipal de Música, a mezzo-soprano Joyce Tripiciano, do Coro Lírico e os músicos Renan Mendes (flauta) e Ugo Kageyama (violino), da Orquestra Sinfo?nica Municipal.

+ Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda