Truques para cozinhar feijão rápido e sem gases

.

Truques para cozinhar feijão rápido e sem gases

Se você já se viu na situação de precisar preparar o almoço e esqueceu de colocar o feijão de molho, ou se deseja eliminar os gases indesejados do seu prato, este artigo vai te ajudar com técnicas especiais que transformarão sua experiência na cozinha!

Agora, você poderá cozinhar feijão de forma eficiente, sem abrir mão do sabor. Saiba também como cozinhar feijão rápido em panela normal neste outro artigo.

A importância de deixar o feijão de molho é amplamente reconhecida, mas muitos desconhecem as razões por trás desse processo. Além de hidratar os grãos, tornando-os mais macios e acelerando o tempo de cozimento, o molho é fundamental para eliminar toxinas presentes no feijão, as principais causadoras dos incômodos gases gastrointestinais.

Benefícios do Molho para o Feijão

Deixar o feijão de molho oferece uma série de benefícios fundamentais para o processo de cozimento. Em primeiro lugar, o molho hidrata os grãos, tornando-os mais receptivos ao calor, o que resulta em um cozimento mais rápido e eficiente. O que normalmente levaria de 40 a 50 minutos na panela de pressão pode ser reduzido para cerca de 1 hora e meia, economizando tempo na preparação das refeições.

Além disso, o molho é crucial para eliminar toxinas naturalmente presentes no feijão. Essas toxinas são responsáveis pela formação dos conhecidos “gases” que podem causar desconforto após o consumo. Portanto, o molho não é apenas um passo tradicional na preparação do feijão, mas também uma prática higiênica que torna o alimento mais seguro e fácil de digerir.

Técnica para Eliminar Gases do Feijão sem o Molho Convencional

Você pode estar se perguntando como é possível eliminar os gases do feijão sem recorrer ao molho tradicional que envolve longas horas de imersão. Embora a tradição nos ensine a deixar o feijão de molho por 10 a 12 horas, trocando a água periodicamente para eliminar toxinas, existe uma alternativa mais rápida que apresentaremos a seguir.

Conhecido como “remolho rápido,” esse método utiliza calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar toxinas. É uma técnica eficaz para quem deseja economizar tempo na cozinha e ainda desfrutar de um feijão saboroso e mais leve.

Processo de Remolho Rápido para o Feijão

O remolho rápido para o feijão é um processo eficiente que envolve o uso do calor para alcançar resultados semelhantes ao molho convencional. Siga os passos abaixo para preparar feijão de forma rápida e eficaz:

  1. Lave os feijões em água corrente para remover quaisquer impurezas.
  2. Em uma panela grande, adicione o dobro de água em relação à quantidade de feijão.
  3. Leve a panela ao fogo alto até que a água comece a ferver.
  4. Após a fervura, desligue o fogo e tampe a panela.
  5. Deixe os feijões no processo de remolho rápido por aproximadamente 45 minutos a 1 hora.
  6. Após o período de remolho rápido, os grãos estarão prontos para serem cozidos no processo tradicional, como na panela de pressão.

Uma característica importante desse método, segundo a especialista em fazer feijão caseiro, Aline Mesquita,  é que a água após o remolho rápido estará mais turva e apresentará uma espuma branca na superfície. Isso indica que as toxinas foram eliminadas do feijão, tornando-o mais seguro e de fácil digestão.

Essa técnica oferece a conveniência de preparar o feijão rapidamente, economizando tempo enquanto mantém o sabor e a qualidade nutricional.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda