Vai começar um programa de treinamento físico? – Lembre-se de antes fazer uma boa avaliação física.

É do conhecimento de todos que a prática de atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. E, para se tirar o máximo destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança; A Professora de Educação Física, Dênia Dantas, atualmente uma […]

Vai começar um programa de treinamento físico? – Lembre-se de antes fazer uma boa avaliação física.

É do conhecimento de todos que a prática de atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. E, para se tirar o máximo destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança; A Professora de Educação Física, Dênia Dantas, atualmente uma das mais experientes avaliadora física no estado que há 15 anos vem avaliando alunos das melhores academias e praticantes de atividades físicas ao ar livre, responde algumas dúvidas.

Quem deve fazer uma avaliação física?

Dênia- Todas as pessoas que forem iniciar um programa de atividades físicas, em academias ou não, seja com personal training, com assessor esportivo ou nutricionista para reeducação alimentar, deve-se inicialmente realizar uma avaliação física.

Qual o profissional habilitado para realizar uma avaliação física?

Dênia: O professor de Educação Física, com especializações na área de avaliação.

Quais os itens de uma avaliação?

Dênia: Anamnese; Composição corporal; Indice de Massa Corporal; Relação Cintura Quadril ( avalia Risco Coronariano); Perímetros; Flexibilidade; Força Abdominal; Flexão de Braço; Avaliação Postural; Avaliação da carga respiratória, entre outros.

Quais os materiais/equipamentos utilizados numa avaliação física?

Dênia: Os principais são: Esteira e/ou Bicicletas; adipômetro clínico; frequencímetro; estetoscópio, esfignomanômetro, balança; trena; banco de ells; maca.

De quanto em quanto tempo deve-se avaliar?

Dênia: A cada três meses ou após conclusão de um ciclo de treinamento deve-se submeter a uma reavaliação para uma comparação com a anterior e para obtermos a evolução do condicionamento, só assim o professor/orientador será capaz de planejar um novo ciclo de treinos coerentes com a forma física do aluno/praticante.

Quais os pré-requisitos para quem vai fazer uma avaliação física?

Dênia: Estar com trajes de ginástica, não ter ingerido bebida alcoólica, não ter praticado atividade física intensa no dia da avaliação, não estar em jejum prolongado, caso for por indicação médica ou fisioterápica, levar relatório ou atestado.

Como e onde agendar uma avaliação física com você?

Dênia: Pelos telefones/whatsapp (82) 9978 4820, 3235 1623 ou na recepção da Academia Formafit, onde atendo diariamente.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda