Estão abertas as inscrições para o Prêmio Estadual da Qualidade e da Competitividade

Anúncio foi feito durante o evento ‘Cases de Sucesso’, que também trouxe a apresentação da nova edição do Modelo de Excelência da Gestão, o MEG 21

Algo Mais / Thaciana Lima

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Estadual da Qualidade e da Competitividade

A cada ano, o Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Sebrae em Alagoas inovam na forma de reconhecer, incentivar e premiar o desenvolvimento das empresas alagoanas. Em 2018, essa ação já está em curso, uma vez que estão abertas as inscrições para o Prêmio Estadual da Qualidade e da Competitividade, lançado na noite dessa segunda-feira (05), durante o talk show ‘Cases de Sucesso’, no auditório do Sebrae, que ainda apresentou a nova edição do Modelo de Excelência da Gestão, o MEG 21.

Na oportunidade, foram duas as novidades anunciadas: a nova formatação, que une o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ/AL) e o Prêmio Competitividade Alagoana – Micro e Pequena Empresa (PCA), e o novo formato do MEG 21 como definido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que irá guiar a avaliação a partir deste ano.

Ambas as mudanças representam simplificação do processo e melhor entendimento do caminho para a excelência, porém, como bem apontou o presidente do Movimento Alagoas Competitiva, Luiz Otavio Gomes, representa um duplo desafio.

“Em um acordo com o Sebrae em Alagoas, resolvemos unificar os reconhecimentos e criar um único, que é o Prêmio Estadual da Qualidade e da Competitividade. Ou seja, as empresas agora precisarão ser muito boas e muito competentes, porque, ao receber essa premiação, elas estão automaticamente sendo excelência não só na qualidade, mas na competitividade”, incentivou Luiz Otavio.

Para melhor orientar os empresários nessa mudança, o MAC irá promover um curso sobre o MEG 21 no mês de abril, mas o Sebrae em Alagoas também pode ajudar nessa área.

“Nós temos algumas consultorias que trabalham a adequação ao Modelo de Excelência da Gestão. Inclusive, junto com o MAC, estamos reformulando essas soluções para se adequarem à nova edição, para trazer sempre mudanças positivas e inovadoras para os empresários”, relatou Adriana Spenner, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas.

Prêmio e MEG 21

A nova versão da premiação de reconhecimento aos empresários alagoanos foi apresentada pela superintendente de Relacionamento e Negócios do MAC, Isabella Bezerra. Ela explicou que os prêmios PEQ e PCA foram unificados porque há uma régua que avalia as empresas ainda em estágio inicial do processo, chamada apropriadamente de ‘Primeiros Passos para a Excelência’, que considera até 125 pontos (Nível I), em uma escala que chega até 500 pontos, onde estão as empresas no ‘Compromisso com a Excelência’.

Assim como nos prêmios anteriores, as Micro e Pequenas Empresas estão isentas do valor de inscrição. Não há mais um questionário de autoavaliação, mas uma planilha para marcar ‘X’, diante da entrega de alguma documentação específica como evidência. A visita in loco dos avaliadores voluntários segue o mesmo formato de antes.

As inscrições para o Prêmio Estadual da Qualidade e da Competitividade podem ser feitas no site www.alagoascompetitiva.org.br até o dia 30 de abril de 2018. E, ao apresentar a nova edição do MEG que irá nortear essa seleção, o MAC trouxe seu superintendente de Portfólio e Conhecimento, Domingos Leão. A proposta da nova versão é simplificar o entendimento e realmente ser um agente de mudanças para os empresários.

Assim, foram dispensados os critérios do MEG, fortalecendo os oito fundamentos da excelência da gestão organizados no modelo de um tangram, em vez da antiga mandala. Os fundamentos se montam como em um quebra-cabeça, de forma mais prática e aproximada à realidade da empresa, abordando também temas da realidade ao longo do trabalho.

Os superintendentes lembraram que mais informações sobre o MEG 21 ou sobre o prêmio podem ser encontradas no site do MAC.

Cases de Sucesso

E para motivar ainda mais os empresários, consultores e Agentes Locais de Inovação (ALI) presentes no auditório do Sebrae, o talk show ‘Cases de Sucesso’ trouxe duas empresas vencedoras do Prêmio Competitividade Alagoana (PCA) para que falassem de sua trajetória e sobre como o Modelo de Excelência da Gestão ajudou no desenvolvimento dos seus negócios.

Foram chamados ao palco Idvando Caetano de Moura, da Ambimet Monitoramentos Ambientais, e Selma Maria Lessa e Moura, da Lessa & Moura Contabilidade e Consultoria. Ambas as empresas venceram a categoria Serviços no PCA e desfrutaram de grande divulgação no estado, reconhecimento de clientes e injeção de ânimo em suas equipes após a vitória no PCA. Cada um explicou, a seu momento, como isso foi fruto de grande preparação e trabalho na organização interna da gestão da empresa.

“Não admitimos amadores em nenhuma cadeira da empresa, então não seríamos nós, empresários, esses amadores. Começamos como técnicos e, com o passar do tempo, fomos nos dedicando à gestão, e temos trabalhado isso muito forte nos últimos três anos. O MAC e o MEG foram divisores de água na nossa empresa, em 2016, porque isso permitiu planejar e repensar os serviços para os clientes”, apontou Idvando.

Selma Lessa apresentou como conseguiu transformar o sonho da faculdade em uma empresa consolidada e com 20 anos de história. “Nossa ideia era sair do modelo tradicional de escritório, cheio de papel e onde o contador só fazia os impostos, e mostrar a contabilidade como uma ferramenta gerencial. Por isso, a Lessa & Moura é um escritório moderno, com documentos digitalizados, com os serviços de contabilidade e de consultoria. Hoje, temos clientes que entendem a contabilidade como uma ferramenta gerencial do seu negócio”, defendeu a empresária.

Com o talk show, mediado pela jornalista Luana Nunes, os empresários Idvando e Selma encerraram o evento respondendo perguntas do público e revelando mais detalhes de seus caminhos no empreendedorismo e na gestão por excelência.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda