Festa Literária de Marechal Deodoro começa com vasta programação cultural

7ª edição do evento conta com exposições, palestras, poesia e música

Festa Literária de Marechal Deodoro começa com vasta programação cultural

A primeira capital alagoana se torna, nos próximos dias, a capital da cultura. Até o dia 3 de setembro, o município de Marechal Deodoro sedia a 7ª edição da Festa Literária. Entre os casarios centenários e as ruas históricas, exposições, palestras, artesanato, sarau, gastronomia, cinema, teatro, música e dança.

Serão três dias de vasta programação cultural que se espalha do centro histórico à orla lagunar. Entre as novidades para os amantes da leitura está a Flimar Jovem e o pré-lançamento do documentário “O Olhar de Nise”, do cineasta alagoano Jorge Oliveira.

Na abertura oficial, nesta quarta-feira (31), o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e curador da Flimar, Carlito Lima, destacou a ampliação do evento. “Há sete anos, iniciamos este desafio de trazer para Marechal uma Festa Literária. O evento ganhou uma dimensão enorme, atraindo a atenção e o interesse de renomados escritos e contando com o apoio de instituições importantes”, disse.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, ressaltou a parceria firmada com a Associação para a realização do evento. “Este ano, o Governo do Estado duplicou o valor do investimento nesse projeto por acreditar que a cultura é ferramenta essencial para o desenvolvimento social. São mais de R$100 mil em apoio à realização da Flimar que já se consolida como maior evento literário da região e movimenta o turismo e a economia através da cultura”, afirmou.

 O prefeito Cristiano Matheus apontou como missão da Flimar o incentivo à leitura. “Este evento une ainda mais a educação e a cultura, somando a prática acadêmica com a arte. Desta forma, temos inserido nossos jovens no segmento cultural”

Já a secretária municipal de educação, Flávia Souza, apresentou os resultados da Flimarzinha, atividade voltada para crianças, realizada nas escolas da cidade. “Estamos aqui fomentando a leitura, incentivando nossos jovens à ingressam neste universo. Envolvemos toda a comunidade para ler e escrever e somos surpreendidos com excelentes produções literárias”.

A festa também se destaca pela feira de livros e artesanato. Em seu segundo ano participando da Feira, a artesã Fabiana Márcia prevê boas vendas. Em seu estante, a rendeira apresenta vestuário em filé. “Estou participando novamente porque ano passado foi muito bom. Muitas pessoas passaram pelo meu espaço e compram meus produtos”.

Homenagens

Ainda seguindo a tradição em homenagear personalidades locais e nacionais, a Festa Literária celebra a vida e obra da psiquiatra alagoana Nise da Silveira e o cantor Raimundo Fagner. Também haverá o prêmio Braskem-Flimar, que anualmente destaca uma personalidade que se dedicou à cultura alagoana. O escolhido deste ano é o arquiteto, jornalista, secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins.

A VII Flimar é uma realização do Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Associação Cultural Alagoa do Sul, com apoio da empresa Braskem, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Chesf, Caixa Econômica, Petrobras, SEB e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Confira a programação completa no link http://bit.ly/2bM50UM

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade