Outubro Rosa começa a ser planejado em unidades de saúde

As unidades de saúde do município deram início, nessa quarta-feira (17), ao planejamento de ações voltadas ao movimento mundial “Outubro Rosa”, realizado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em reunião proposta pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), por meio das coordenações […]

Outubro Rosa começa a ser planejado em unidades de saúde

As unidades de saúde do município deram início, nessa quarta-feira (17), ao planejamento de ações voltadas ao movimento mundial “Outubro Rosa”, realizado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em reunião proposta pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), por meio das coordenações do Programa de Saúde da Mulher, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos Distritos Sanitários, os diretores receberam informações sobre a ação, para que possam programar as atividades que serão desenvolvidas junto às usuárias atendidas nas unidades de atenção básica.

“As unidades de Maceió estarão mobilizadas nesse movimento a partir do dia 01 de outubro, intensificando as ações de promoção e prevenção que já são realizadas pelos profissionais de saúde durante todo o ano, em especial, com o estímulo ao auto-exame”, afirma a coordenadora da ESF, Zilda Melo.

A campanha – que terá sua abertura oficial na Unidade de Saúde da Família (USF) CAIC Virgem dos Pobres, às 10h – prevê uma mobilização com palestras, orientações, distribuição de material informativo e encaminhamento de mulheres na faixa etária definida pelo Ministério da Saúde para a ação – dos 50 aos 69 anos – para exames de mamografia. Para encerrar o movimento, foi definida a realização de uma grande caminhada pela orla marítima no dia 25 de outubro, marcada para às 15h30, com concentração no Alagoinhas.

Participarão da campanha do “Outubro Rosa” as seguintes unidades: PAM Salgadinho e USF Reginaldo (no 1º Distrito Sanitário); USF Tarcísio Palmeira (Pontal da Barra), US Roland Simon (Vergel) e USF CAIC Virgem dos Pobres (no 2º DS); USF Paulo Oliveira Costa (Vila Redenção/Bolão) e US Pitanguinha (no 3º DS); USF José Bernardes Neto, no ABC (no 4º DS); as equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), com as unidades do 6º e 7º DS; e as USF São Francisco de Paula (Grota do Arroz), Lourença de Carvalho (Riacho Doce) e Guaxuma.

 

Outubro Rosa

O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura do câncer de mama, realizada em Nova York, e desde então é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades de outras cidades americanas começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.

Hoje, em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo assim  os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade