Setembro Amarelo: Poeta Hugo Novaes cria o projeto “Depressão Não Rima Com Coração” para conscientizar jovens sobre o mal do século

Em parceria com o psicólogo Leonardo Pedrosa, Hugo organiza palestras usando a poesia para conscientizar e prevenir contra a depressão e o suicídio

Assessoria de Comunicação / Aline Nobre

Setembro Amarelo: Poeta Hugo Novaes cria o projeto “Depressão Não Rima Com Coração” para conscientizar jovens sobre o mal do século

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão atinge um em cada cinco adolescentes de até 18 anos e é a segunda maior causa de morte entre a faixa etária de 15 à 29 anos. Os dados são alarmantes e somando esta informação à campanha mundial de conscientização e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, Hugo Novaes, conhecido como Poeta Digital, desenvolveu seu projeto “Depressão não rima com coração”, usando a arte para salvar vidas.

A poesia no combate à depressão:

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriu que a poesia atua na parte do cérebro responsável pela memória e pelos sentimentos. Embasado nesta informação, o foco do projeto é este, despertar sentimentos positivos nos jovens espectadores. Hugo conta que a proposta é ministrar palestras que tratem com arte e leveza um assunto tão pesado:

“Tocar a alma, provocar empatia, conversar sobre os contextos causadores da doença”, tudo isso em poemas que evoquem amor-próprio e autoestima, durante cerca de 50 minutos de apresentação que prometem prender a atenção através do dinamismo.

Inicialmente, as palestras são projetadas para escolas e universidades, onde encontra-se maior concentração do público-alvo. Porém o poeta pretende ir além e levar para outros lugares, combatendo a depressão ao máximo.

O objetivo é salvar pessoas: “Se conseguirmos salvar uma só vida, já não conseguiríamos medir a importância do projeto, imagina salvar várias delas”, almeja Hugo.

A poesia vem com todo o embasamento científico necessário para curar. O psicólogo Leonardo Pedrosa, idealizador do canal Psicologia Em Um Minuto, foi como um alicerce no desenvolvimento do projeto, dando a base para a arte de Hugo. Diante da seriedade do tema, Leonardo se prontificou a dar todo o suporte para que não houvessem arestas.

O Poeta Digital

Com quase 200 mil seguidores no Instagram com o projeto 1tema1minuto1poema e várias participações em programas de TV, Hugo Novaes traz a poesia de forma leve e criativa, sem rodeios.

Ganhou o prêmio Oscar Alagoano – destaque como artista da cultura da região, premiação esta que o rendeu também uma indicação para ocupar uma cadeira na Academia Alagoana de Cultura e outra na Academia Maceioense de Letras.

Mais informações sobre Hugo Novaes:
https://www.instagram.com/1tema1minuto1poema
https://www.instagram.com/hugonovaesf/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda