“Conversa de Botequim”: evento nesta terça celebra vida e legado do jornalista Plínio Lins um mês após sua morte

A edição especial do “Conversa de Botequim” em homenagem a Plínio Lins no restaurante Anamá terá transmissão ao vivo pelo Youtube no canal do site AGENDA A.

Amais Imprensa / Aline Angeli

“Conversa de Botequim”: evento nesta terça celebra vida e legado do jornalista Plínio Lins um mês após sua morte

Desde que criou o “Conversa de Botequim” no saudoso bar Casa Blanca, em 1990, Plínio Lins marcou a vida cultural e política de Alagoas conduzindo com sua inteligência, verve e humor entrevistas fascinantes com dezenas de personalidades do Brasil e de Alagoas – do ex-prefeito de Maceió Sandoval Caju a Pedro Collor, do ex-ministro da Educação Cristovam Buarque ao lendário “Mossoró”, dono da “boate” Areia Branca.
Agora, a conversa é sobre ele.

Às 20h desta terça, no restaurante Anamá, uma edição especial do “Conversa de Botequim” reunirá amigos, familiares, parceiros de trabalho, militância política e de vida para contar histórias e causos saborosos de convivência com um dos maiores jornalistas do Estado – que formou e marcou gerações de grandes profissionais.

De 1973 (quando chegou a Maceió jovem e “pobre de marré”, como ele mesmo dizia) a 2023 (quando nos deixou precocemente em 11 de agosto passado decorrente de complicações após uma cirurgia de câncer), Plínio viveu em Alagoas nada menos que 50 dos seus 74 anos de vida.
Para ser mais rigoroso (assim como Plínio sempre foi com seus textos), talvez o mais preciso seria falar 74 anos “de vidas”, no plural mesmo.
É que assim como o seu conterrâneo Vinícius de Moraes (que morreu aos 66 com a intensidade de quem viveu mais de um século), a vida de Plínio não deve ser medida apenas pela régua cronológica.

O tempo, afinal, é sempre mais fluido e relativo para alguém que, como ele, manteve pela vida a mesma paixão, interesse e generosidade de uma boa conversa entre amigos – de preferência, acompanhada por uma boa bebida para manter o espírito aberto.
“Além de ter sido um dos maiores nomes do jornalismo em Alagoas, nem sempre devidamente reconhecido, acho que Plínio preferiria gostaria de ser lembrado no mesmo ambiente descontraído do seu Conversa de Botequim, uma das iniciativas pela qual ele mais se orgulhava e, segundo a família, chegou a planejar alguns ainda no hospital”, diz o jornalista Rodrigo Cavalcante, editor do AGENDA A, que vai mediar o evento em bate papo com personalidades como o jornalista Ênio Lins,  ex-secretário estadual de comunicação, a jornalista Luiza Barreiros,  ex-secretária estadual do Gabinete Civil, entre outros familiares e amigos.

A edição especial do “Conversa de Botequim” em homenagem a Plínio Lins no restaurante Anamá terá transmissão ao vivo pelo Youtube no canal do site AGENDA A (com produção e suporte da Secretaria Estadual de Comunicação do Governo de Alagoas).
E apesar do restaurante Anamá não cobrar ingresso para o evento (além da consumação nas mesas), será sugerido um depósito (em valor livre, a pedido do Sindjornal) como doação para a jornalista Olívia de Cássia, que passa por problemas de saúde.

Serviço
“Conversa de Botequim” em homenagem a Plínio Lins

Data, hora e local: Terça-feira (12/9), às 20h, no Restaurante Anamá
Mediação: Rodrigo Cavalcante
Entrevistados: Ênio Lins, Luiza Barreiros, entre outros.
Ingressos: além da consumação da mesa, será sugerido a pedido do Sindjornal valor livre de ingresso em auxílio à jornalista Olívia de Cássia

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda