Desarmonização facial: a nova tendência após a febre do preenchimento

Especialista explica os limites da estética e os perigos do novo movimento de retornar à naturalidade

Assessoria de comunicação / Andrew Pereira

Desarmonização facial: a nova tendência após a febre do preenchimento

A febre da harmonização facial, que seduziu desde estrelas até o cidadão comum na busca pelo contorno facial ideal, agora dá lugar a uma nova reflexão sobre a beleza individual. Há um movimento crescente de retorno à autenticidade, sobretudo quando os resultados da harmonização não correspondem às expectativas ansiadas.

O alagoano Dr. João Victor Pessoa, especialista em harmonização orofacial e endolaser, explica que os motivos para reverter a harmonização são tão individuais quanto os pacientes: ‘Muitas vezes, eles chegam com uma insatisfação profunda. Seja pelo excesso de preenchimento ou pela não correspondência com o que esperavam ver no espelho. E isso é algo que precisamos abordar com empatia e profissionalismo’, explica.

Essa busca por correção não é um fenômeno isolado. Personalidades públicas como a influenciadora Gkay, a atriz Flavia Pavanelli, a advogada Deolane Bezerra e, recentemente o caso do cantor Lucas Lucco, abriram o jogo em suas redes sociais, mostrando os efeitos da chamada desarmonização facial – o processo de retirada ou suavização dos procedimentos estéticos prévios.

‘Os padrões de beleza são efêmeros e, com a mudança destes, algumas pessoas optam por retornar a uma estética mais natural’, comenta Dr. Pessoa sobre a mudança dos padrões. ‘A desarmonização surge como uma resposta a essa demanda, reconectando os pacientes com a sua essência e, muitas vezes, com a sua autoestima.’

Quanto aos efeitos colaterais, Dr. Pessoa é cauteloso: ‘Há casos de inchaço, assimetria e até dor. É fundamental uma abordagem cuidadosa para minimizar esses riscos.’ E sobre as possibilidades de reversão, ele esclarece: ‘Enquanto o ácido hialurônico pode ser dissolvido, outros tratamentos, como a toxina botulínica, demandam paciência até que o efeito se desvaneça naturalmente.’

O especialista enfatiza que procedimentos como a bichectomia – remoção de bolsas de gordura das bochechas – são permanentes e irrevogíveis, o que reforça a importância de uma decisão bem ponderada antes de qualquer intervenção.

A mensagem que Dr. Pessoa e muitos outros profissionais da área transmitem é clara: ‘a harmonização facial pode ser transformadora, mas a desarmonização representa um novo capítulo na jornada individual de cada um em busca da sua melhor versão – que pode muito bem ser a mais natural possível. A harmonização facial é um conjunto de técnicas que buscam realçar a beleza natural do indivíduo, e não uma tentativa de criar algo que não existe. Cada rosto é único e o objetivo é valorizar as características já presentes, através de um planejamento minucioso e personalizado para cada paciente’, finaliza o especialista.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda