Mercado e profissão de alguém formado em um curso de Bioquímica

Está pensando em melhorar ou iniciar sua carreira? Um curso de bioquímica pode trazer retornos interessantes no futuro.

Mercado e profissão de alguém formado em um curso de Bioquímica

Qualquer área do conhecimento que diz respeito ao estudo da vida se mostra como um caminho interessante para os estudantes e futuros profissionais. Pensando nisso, um bom curso de bioquímica já é considerado por muitas pessoas como uma opção de aprimoramento e aprofundamento válida para dar uma guinada na carreira. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto que precisam ser sanadas.

Embora não seja uma área nova, os cursos de bioquímica desmembrados da Biologia ou da própria Química são recentes. Antes eles estavam inseridos na grade curricular de disciplinas, mas o assunto se tornou tão extenso que era pouco apenas 6 meses ou 1 ano de estudo. Além disso, o próprio mercado começou a demandar por profissionais especializados e com conhecimento aprofundado.

Hoje, existem, basicamente, três graduações de Bioquímica no país, de acordo com o Guia da Faculdade Quero/Estadão. São três instituições públicas que oferecem o curso de nível superior (UEM, UFSF e UFV). Mas para quem já é formado, é possível fazer um curso de bioquímica para aprofundamento e especialização das habilidades.

O que se aprende em um curso de bioquímica e qual sua aplicação?

Entenda que o bioquímico é aquele profissional que tem a responsabilidade de entender, manipular e aplicar os processos que compõem as bases da vida de qualquer ser vivo, especialmente os seres humanos. Ou seja, ele deve entender as interações químicas e biológicas que proporcionam e mantém a vida presente.

Os conhecimentos aprendidos em um curso de bioquímica podem ser aplicados em vários segmentos como saúde, agronegócio, indústria, setor bioenergético, meio ambiente e vários outros.

De forma prática, a bioquímica está presente na formulação de medicamentos, vacinas, na produção de alimentos e no controle de qualidade deles, além de ajudar a aumentar a produtividade e a segurança do agronegócio e de contribuir para reduzir os impactos ambientais no mundo moderno. Porém, a atuação pode ir bem mais além.

Como é o mercado?

Depois de especializado e formado em um bom curso de bioquímica, o profissional poderá atuar dentro de laboratórios, em empresas, nos órgãos públicos ou através do seu próprio negócio. O campo de atuação é vasto e existem muitas oportunidades disponíveis atualmente no país.

Os salários da carreira são variáveis, mas de acordo com informações de agências de recursos humanos, a média inicial gira em torno dos R$ 3 mil para uma carga horária entre 30 e 40 horas semanais. O teto de ganhos não possui limite e, a depender da função, esse valor pode triplicar facilmente. Cargos de supervisão e chefia, por exemplo, tendem a pagar bem mais do que isso.

Muitos especialistas na área também garantem que um curso de bioquímica é um dos únicos que são capazes de oferecer habilidades úteis para o trabalho de qualquer profissional, mesmo o de áreas distintas.

Em outras palavras, se você pensa em melhorar a sua relação profissional, mudar de carreira ou iniciar uma, apostar na bioquímica pode ser uma escolha muito bem acertada. 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda