Prefeitura inicia construção do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió

Construído de forma colaborativa, o novo Plano servirá para definir políticas públicas para o setor

Ascom Semtel / Cláudia Leite

Prefeitura inicia construção do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió

Identificar as potencialidades do destino, diversificar os investimentos no setor e definir políticas públicas a serem implementadas. Esses são alguns dos objetivos da construção conjunta do primeiro Plano Municipal de Turismo de Maceió, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Maceió em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

O novo documento — que conta com a colaboração de toda a cadeia do turismo, como hotéis, bares e restaurantes, setor de eventos, movimentos culturais, ambulantes da orla, jangadeiros, profissionais do artesanato, associação dos bairros da capital e as Secretarias da gestão municipal — prevê objetivos e ações estratégicas a serem implementadas, geridas e monitoradas em médio e longo prazo, a partir de observações e tendências de mercado.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patrícia Mourão, apesar da natural vocação turística da capital, Maceió nunca teve um Plano Municipal de Turismo.

Plano Municipal está sendo construído pela secretária de Turismo, Patrícia Mourão em parceria com o Sebrae. Fotos: Edvan Ferreira/Secom Maceió e Ascom Sebrae

“Essa é uma ação importantíssima, uma bússola essencial para estabelecer metas e consolidar a capital como um dos principais destinos do Brasil. Hoje, o turismo representa grande parte de todos os empregos do Estado e responde por 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, uma atividade que cresce ano após ano”, destacou a secretária.

Ainda segundo Patrícia, o Plano Municipal será mais um importante aliado para a retomada efetiva do segmento, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19.

“Vamos dar voz a cada empresário e convergir soluções para a construção de uma política de turismo sustentável e coerente com as especificidades do destino Maceió. Segundo estudos recentes, a tendência indica que os turistas têm buscado, inicialmente, por regiões próximas, que permitam viagens de carro, com atividades de lazer em contato com a natureza. Assim, os destinos com oferta a céu aberto são os que mais terão demanda, com o turismo doméstico e as slow travel, que têm ganhado destaque no interesse do consumidor. Nesses quesitos, Maceió desponta de forma espontânea”, complementou.

“Discutir o futuro do turismo de Maceió de forma assertiva é de fundamental importância e demonstra a preocupação da Prefeitura de Maceió em elevar a competitividade do destino. É uma honra para nós do Sebrae fazer parte desse momento histórico do turismo de Maceió”, ressaltou o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.

Para iniciar o processo de criação do Plano Municipal de Turismo, a equipe da Semtel participou de oficinas de Metodologia de Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite aprimorar modelos de negócio e projetos novos ou já existentes. A previsão é que já nesta semana os primeiros passos do novo documento sejam desenvolvidos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda